segunda-feira, dezembro 24, 2007

Olisipo na RTP Memória

Todos aqueles que quiserem entrar no espírito natalício através da música podem ligar para a RTP Memória hoje às 20.00 e ver uma edição especial de Natal do programa Forum Musical preenchida inteiramente com canções desta época com arranjos de vários compositores, interpretados pelo Grupo Vocal Olisipo. É um programa bem adequado à RTP Memória, já que foi gravado há mais de 10 anos. Vai ser um passeio engraçado "down memory lane" para nós (que só temos pena de não poder vê-lo em conjunto). Para os restantes é uma forma de ver o que estavamos a fazer a meio dos anos 90. Para além de mim os membros do grupo eram, à época, Mónica Santos, Ana Paula Almeida, Elsa Cortez, Catarina Saraiva, Sérgio Duarte, João Henriques e Hugo Oliveira, aqui numa foto de 1995 tirada num concerto na Igreja de S. Roque.
Façam-nos companhia nesta consoada e Feliz Natal a todos!

domingo, dezembro 23, 2007

Voltaram!






Depois de alguns meses de ausência o rebanho que me visitava diariamente voltou a vir passear às traseiras de minha casa, o que justificou esta sessão de fotos

Lisboa by NIght



E à saída de S. Roque podemos sempre ter esta bela vista do Castelo de S. Jorge.
É ou não é uma linda cidade?

Missa da Coroação
























Partilho também estas fotos do ensaio de colocação para o concerto do passado dia 8. Foi o concerto de encerramento do Festival Música em S. Roque com a Missa da Coroação de Mozart e o Gloria de Vivaldi.
Mesmo sendo apenas um ensaio de colocação vale a pena ver as fotos com o magnífico enquadramento da Igreja de S. Roque.

Coro Infantil do IGL na Sé de LIsboa

Entre todos os concertos dos últimos dias ainda houve tempo para ter o concerto de Natal com os coros do IGL na Sé de Lisboa no passado dia 17.
Partilho convosco esta fantástica (e para muitos desconhecida) vista partir do coro alto onde eu estava com o Coro Gregoriano.

Magnificat


No meio da azáfama habitual desta altura do ano e da minha recuperação da recente constipação (também habitual nesta altura do ano...) deixo aqui uma chamada de atenção para o meu último concerto de 2007.




Hoje, dia 23 pelas 17.oo no CCB iremos interpretar o Magnificat de Bach na sua versão menos conhecida em Mi bemol Maior. Vou ter o privilégio de ser acompanhado pela nova orquestra residente do CCB, a Orquestra de Câmara Portuguesa, pelo Coro Voces Caelestes e dirigido pelo maestro Pedro Carneiro.




Apesar de não constarmos em quase nenhuma da divulgação publicitária (mas o que é que há contra os solistas este ano?...) estarão comigo como solistas os sopranos Rute Dutra e Joana Seara, o mezzo Maria Luisa Tavares e o tenor Fernando Guimarães.




Aparentemente o grande auditório já está practiamente cheio, mas aparece sempre quialquer coisa à última hora, por isso, para quem quiser entrar no Natal da melhor maneira, com a música maravilhosa de Bach, basta ir amanhã a Belém (aqui em Lisboa, nada de referências bíblicas!).




Pela minha parte lá estarei, a gozar a música e a companhia de muita gente amiga! Todos a Belém (ver o Deus menino...)

sábado, dezembro 15, 2007

Gala de Ópera 2007



Entre todos os ensaios, última semana de aulas e a constipação/afonia dos últimos dias não pude actualizar o belogue. De qualquer das formas espero que a nota na agenda tenha sido o suficiente para lembrar os frequentadores assíduos de que hoje é a Gala de Ópera da Orquestra Sinfónica Juvenil na Aula Magna. A entrada é livre (se houver espaço...) e o concerto começa às 21.30.
Mesmo que eu não consiga cantar vale a pena, sobretudo pensando que este ano (pela primeira vez?...) a Antena 2 não irá gravar o concerto.
Todos à Aula Magna para um intervalo nas compras de Natal!



sábado, dezembro 08, 2007

Karlheinz Stockhausen

Muito embora a maioria dos visitantes deste espaço já tenham certamente sabido através dos media não podia deixar de fazer referência ao desparecimento de um dos vultos maiores da música contemporânea, Karlheinz Stockhausen, na passada quarta-feira.

Um nome de referência para a música desde meados do século passado Stockhausen deixa um legado incontornável com obras como Licht, Kontrapunkt, Kreuzspiel e A Magia de Eva, que ouvi há alguns anos dirigida por ele próprio nos (entretanto extintos) Encontros de Música Contemporânea da Gulbenkian.



A obra persiste e eu próprio estarei em Amsterdam no próximo mês de Junho interpretando Carré com o Nederlands Kamerkoor.



Para os interessados a Stockhausen-Verlag está a editar as obras completas do compositor. Vale a pena conhecer, sem dúvida.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Missa da Coroação

No próximo Sábado, dia 8 às 21.00 é o concerto de encerramento da temporada Música em S. Roque 2007. Já que a inaugurei, vou também lá estar para o encerramento, desta vez numa dupla função, não só como Barítono da Missa da Coroação de Mozart mas também como ensaiador do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano que cantará não só na Missa mas também no Gloria de Vivaldi.
Conosco estarão a Orquestra Sinfónica Juvenil e o Soprano Elvira Ferreira, Mezzo Laryssa Sevchenko e Tenor José Manuel Araújo, todos sob a direcção do Maestro Christopher Bochmann.
Talvez alguns dos membros do público tenham estado presentes em S. Roque há quase 25 anos quando fizemos o mesmo programa (eu no coro, cantando contralto) ou há uns 12 anos quando cantei com a Sinfonietta de Lisboa pela primeira vez também com a Missa da Coroação. É portanto uma obra e um local com todo o significado para mim. Espero encontrar por lá caras amigas para terminar em grande a Música em S. Roque 2007

domingo, dezembro 02, 2007

After the show



















O par do ano




















O mestre e a pupila (Diana Afonso), depois da sua estreia triunfante no papel de Second Woman.



















A bruxa malvada (Elsa Cortez)



















A verdadeira razão para a partida de Eneias: Na realidade está a trair Dido com a sua aia Belinda (Sónia Alcobaça)!!!




















Mas aqui está o casal reunido

























O heroi triunfante

Fase final de ensaios


























Aqui ficam algumas fotos dos últimos ensaios para a récita de ontem no magnífico auditório de Espinho