sábado, agosto 30, 2008

Rentrée

Pois é, acabaram as férias. Amanhã, conforme tinha já anunciado, estarei em Caxias com as minhas amigas Jenny Silvestre e Suzana Silva para fazer o primeiro de mais três concertos com o nosso programa de modinhas.
Os detalhes são ainda um pouco confusos (!), mas penso que será no jardim municipal cerca das 17.00. As dúvidas surgem pourque o concerto está inserido numa série de actividades de animação previstas para os Sábados.
A partir de amanhã já terei certamente algumas indicações mais concretas para os próximos dois Sábados!

sexta-feira, agosto 15, 2008

sexta-feira, agosto 08, 2008

Black Canary


Como apreciador de banda desenhada que sou esta notícia deixou-me bastante espantado. A companhia de brinquedos Mattel decidiu fabricar uma boneca Barbie à imagem da personagem Black Canary da DC Comics. Black Canary, de seu nome civil Dinah Lance, foi introduzida na BD em 1947 já com o seu visual característico marcado pelas meias de rede tem-se mantido quase ininterruptamente em publicação como uma das personagens femininas mais fortes durante os últimos 60 anos, em revistas como Justice League of America e Birds of Prey. Nos anos 80 e 90 uma história controversa fê-la passar por uma violação, consequente trauma psicológico que acarretou a perda dos seus poderes e posterior recuperação, consideradas sempre como um exemplo para mulheres em situações semelhantes e uma das poucas histórias a abordar tais temáticas de forma consistente e positiva nos media.

No ano passado Dinah decidiu oficializar a sua relação com o seu parceiro de longa data, Green Arrow, com quem casou.

Tendo em conta tudo o que disse parece uma boa escolha para uma Barbie, sendo um modelo positivo e que reforçará a auto-estima das meninas que a adquiram, defendendo ao mesmo tempo valores tradicionais como o casamento, não é? Não!

O grupo religioso Christian Voice afirmou : “Barbie has always been on the tarty side and this is taking it too far. A children’s doll in sexually suggestive clothing is irresponsible – it’s filth.”

Deixo então aqui o aviso: estas roupas pecaminosas dos anos 40 devem ser banidas, ninguém deverá nunca usar meias de rede, sob pena de ser chamada uma vadia. A escolha de um modelo de comportamento para as crianças deve estar sempre ligado à imagem e não aos actos e, mais importante de tudo, não deixem as crianças ser infuenciadas pela Barbie, que sempre foi uma ordinária, mas agora então...

quinta-feira, agosto 07, 2008

Sea Symphony






Ainda não tinha tido oportunidade de partilhar convosco as fotos tiradas antes do concerto do mês passado com a Sea Symphony de Vaughan Williams. O palco sobre o mar com esta vista magnífica sobre o Farol do Bugio numa noite abençoada com um luar perfeito foram uma grande inspiração para mim, a minha querida Sónia Alcobaça (comigo em primeiro plano na última foto), o Coral Lisboa Cantat e o meu amigo Francisco Sassetti que, espero eu, estivemos à altura da beleza da obra, sob a direcção segura do maestro Jorge Alves.
O que não se vê nas fotos é a ventania terrível que se fez sentir durante todo o ensaio e parte do concerto e que ameaçou levar o palco com todos nós lá em cima. Enfim, a beleza da música acalma as feras e aparentemente também doma os elementos, porque acabámos por ter calmaria no fim do concerto.

terça-feira, agosto 05, 2008

Mais Modinhas

Estava à espera da confirmação destas datas e ela chegou hoje mesmo, como poderão ver nas "Notas na Agenda".
Pois é, eu e as minhas queridas Jenny Silvestre e Susana Silva vamos ter a oportunidade de repetir mais três vezes o nosso programa de Modinhas que foi já feito no Solar dos Zagallos e na Fundação Portuguesa das Comunicações.
Desta feita são concertos ao ar livre, como convém à estação, em Caxias e com figurinos de época. Assim sendo terei certamente fotos engraçadas para aqui pôr.
Este foi um dos casos em que fiquei muito contente por não ter concertos confirmados, já que a proposta inicial era para sete concertos, em todos os Sábados de Agosto! Enfim, a praia também faz falta a um cantor...

Douro


No final do curso de Esposende escapei-me um dia às obrigações para ir ao casamento de uma grande amiga.
O sítio tinha uma vista deslumbrante sobre o Douro que não pude deixar de partilhar.
A única dúvida que me resta é se na actualidade deveríamos ou não chamar a esta zona o All-to Douro?...

Wake up!!!

Há já quase um ano que deixei de ser acordado assim (quer dizer, sem a última parte, claro) e tantas saudades que sinto.

Anyway, qualquer dos meus leitores que já tenha vivido com um gato vai reconhecer características do seu felino neste vídeo. É esta manha característica que nos cativa e nos encanta para toda a vida.

domingo, agosto 03, 2008

Citação do dia

I don't mind straight people as long as they act gay in public.

Dennis Rodman

As divas de Esposende





Dizia uma grande cantora da nossa praça que ou bem que somos cantores ou bem que somos modelos. Pois a verdade é que ninguém o diria em Esposende com a junção de beleza e talento que as nossas meninas tinham (pronto, pronto, os rapazes também...)

sexta-feira, agosto 01, 2008

Gaba-te cesto...

A modéstia é uma característica muito importante em qualquer pessoa, e num artista ainda mais, já que nos permite manter a noção das nossas limitações. Por outro lado, a noção exacta dessas limitações permite que, em ocasiões especiais possamos ter algum prazer com os nossos feitos e cultivar a nossa auto-estima, que é uma ferramenta essencial.
Foi para mim uma grande honra poder ter um concerto integrado na programação da XIII Semana Internacional de Piano de Óbidos, ao lado de nomes tão importantes como Margulis ou Badura-Skoda. Só isto já seria uma forma especial de terminar esta temporada de concertos. Ter tido esta oportunidade não por qualquer tipo de recomendação mas porque os organizadores me ouviram em concerto e decidiram convidar-me é ainda melhor. Conseguir fazer um recital que esteve tão perto quanto possível do melhor que consigo fazer nesta fase da minha vida foi a cereja no topo do bolo.
Não podia deixar de partilhar com os meus cyber-amigos e leitores a grande alegria que eu e a minha querida Luiza Gama Santos tivemos ontem num momento tão especial como foi o recital.
Podia agora citar alguns dos piropos que ouvi no fim do recital, mas aí sim estaria a ir muito além do que a modéstia me permite :-).
E chega deste assunto. Vou à vindima...