sexta-feira, dezembro 29, 2006

Natal no campo

Para quem estava habituado a acordar com o barulho do trânsito da Av. de Roma é uma variante agradável acordar com os chocalhos do rebanho que vem pastar debaixo da minha janela.
Deixo-vos com uma imagem das minhas novas vizinhas...

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Spider-man 3

Nesta época de estreias de filmes destinados a fazer milhões, partilho convosco algumas imagens do que promete ser um dos mais vistos de 2007. Para os fãs de longa data este tem tudo: Green Goblin, Sandman, Gwen Stacy e... Venom!!!

A não perder...

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Olisipo em Pinhel


O programa que já anunciei para dia 21 vai ser repetido por nós na Igreja de S. Luís em Pinhel (perto da Guarda) no dia 23.
Que melhor maneira de preparar o Natal que com o frio da Serra da Estrela ali mesmo ao lado?
Por estranho que pareça, já tive algumas "ameaças" de ter pessoas conhecidas a ver o concerto. Quem sabe se até na vila mais fria de Portugal teremos caras conhecidas...

Coro Gregoriano em Sesimbra

Na sexta-feira dia 22 vou ficar mais perto da minha casa nova. O Coro Gregoriano de Lisboa apresenta-se na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra. Vamos cantar, como é próprio da época, a liturgia da noite de Natal, ou seja a Missa in Gallicantu (Missa do Galo).
Quem quiser escapar da azáfama dos últimos dias de compras faça favor de nos vir ver!

Olisipo no Museu do Azulejo

Amanhã às 19.00 o Grupo Vocal Olisipo apresenta-se no Museu do Azulejo. O concerto é organizado pela Antena 2, no seu ciclo de concertos abertos e será transmitido em directo. Assim, quem não puder sair de casa por causa do trânsito do Natal ainda nos vai poder ouvir. Iremos cantar os responsórios das Matinas de Natal de Estêvão Lopes Morago e canções tradicionais de Natal em arranjos de vários compositores.
É aparecer (ou sintonizar)!

Até a África do Sul...

Eu sei que já venho tarde, mas a ausência não me permitiu comentar mais cedo. No passado dia 30 de Novembro o parlamento da Áfica do Sul aprovou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Melhor dizendo, considerou inconstitucional a definição de casamento aprovada em 1961. Assim, o país do Apartheid tornou-se no primeiro país africano a abolir a descriminação no casamento.
Nós por cá, que somos muito mais abertos estamos em último lugar na Europa dos 25 em termos de aceitação da idéia de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, com apenas 29% de pessoas a favor comparativamente a uma média comunitária de 44%.
Quem havia de dizer que chegaria o dia em que Portugal teria leis mais descriminatórias que a ÁFrica do Sul...

Ceremony of Carols - Again, for the first time!!!

Sem descanso depois da Gala de Ópera tive a minha preocupação seguinte menos de 24 horas mais tarde: o concerto do Coro Infantil do IGL com a Ceremony of Carols de Britten no Solar dos Zagallos. Para quem passou pelo IGL na última década pode parecer que estou a repetir programa, mas na realidade é a primeira vez que fazemos a versão original para vozes iguais. O concerto fez parte do ciclo O encanto do Natal pelo canto das Crianças (pois...). Tentar controlar quase 60 crianças é uma actividade bastante longe de qualquer tipo de encanto, natalício ou não, mas, verdade seja dita, o concerto correu bastante bem.
Para quem não pôde estar presente há ainda uma oportunidade, no próximo dia 6 de Janeiro na Sé de Lisboa, desta vaz com a participação do Coro de Câmara do IGL cantando o Hino a Sta. Cecília, também de Britten. Vai ser uma bela maneira de terminar a época do Natal!

Gala de Ópera

Uma das actividades que ocupou o meu tempo (e a minha mente) nas últimas semanas foi a Gala de Ópera da Orquestra Sinfónica Juvenil. Este ano calhou-me uma participação muito mais exigente, cantando o Papageno na cena final de Die Zauberflöte e o papel titular na cena final de Don Giovanni.
Para além disto, ainda tive que me preocupar com o desempenho do coro do IGL que, como nos últimos três anos, participou.
As preocupações eram infundadas e o concerto correu muitíssimo bem. Como tenho dito várias vezes, isto são os Proms à portuguesa! O ambiente é sempre muito divertido, tanto entre cantores como na ligação com o público. Por muito assustador que seja cantar numa sala com quase 2000 lugares a reacção entusiástica do público compensa tudo. Só mesmo estando lá!
Para quem quiser consultar o programa em detalhe aqui fica o linque.

De volta!!!!

Terminada a mudança e instalado definitivamente ao sul do Tejo chegou a hora de reiniciar as notas. Espero recuperar alguns dos visitantes habituais deste cantinho. Com os concertos de Natal e os caixotes em casa era impossíveltentar voltar aqui antes, mas, como costumo dizer, o que é um mês numa vida??? Cá nos encontraremos...