sábado, março 29, 2008

Waisenhaus messe

Continuando a correr o país de Norte a Sul, vou terminar este período pascal com uma viagem ao Algarve.
No próximo Domingo regresso a Loulé onde uma vez mais participo na missa solene que a câmara habitualmente organiza. Uma vez mais participarei numa missa de Mozart, desta feita a Waisenhaus messe, missa solene em dó menor, uma missa composta na juventude de Mozart mas que revela já algumas das características do seu génio.
Estarei (muito bem) acompanhado pela Orquestra Sinfónica Juvenil e pelo Coro de Câmara do Instituto Gregoriano e pelo soprano Elvira Ferreira, mezzo-soprano Laryssa Savchenko e tenor José Manuel Araújo, tudo sob a direcção de Christopher Bochmann.
A missa é às 11.00 (da manhã) em Loulé. Até lá!

sábado, março 22, 2008

Aveiro





Por entre os ensaios ainda sobrou tempo para passear nesta belíssima cidade.

...resurrectionem mortuorum

Apesar da pouca clareza da imagem, devido à distância a que a foto foi tirada, penso que poderão ter uma ideia da dimensão da orquestra presente em S. Vicente de Fora na passada quarta feira.
Estavam no altar os sopros e percussionistas da Orquestra Metropolitana e da Académica Metropolitana e mesmo no coro alto, à distância que se vê na foto, sentiamos o chão a tremer com o volume de som. Uma experiência única, daquelas que nenhum disco consegue reproduzir!

quarta-feira, março 19, 2008

Et expecto...

Amanhã, pelas 21.30, na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, será interpretada pela primeira vez em Portugal a fabulosa obra Et expecto resurrectionem mortuorum de Messiaen, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, som a direcção do maestro Michael Zilm.
É uma obra impressionante pela magnificência da sua sonoridade que deixará certamente marcas em todos os que a ouvirem.
Pela parte que me toca, vou ter um lugar privilegiado, já que a obra de Messiaen será intercalada com a missa de Páscoa em Canto Gregoriano, cantada pelo Coro Gregoriano de Lisboa, no qual serei solista.
Apareçam, e será certamente uma form única de marcar esta Semana Santa.

Five Mystical Songs

Terminado o processo de ajudar (humildemente) a criar o maravilhoso Stabat Mater de Eurico Carrapatoso cuja primeira audição foi hoje no CCB, passo a outro projecto que, espero, me vai também dar muito prazer. No próximo fim-de-semana farei dois concertos com a Orquestra Filarmonia das Beiras nos quais participarei na Oratória de Páscoa de Bach e nas Five Mystical Songs de Vaughan Williams, para Barítono solo, Coro e Orquestra.
Vaughan Williams é um compositor que gosto muito de ouvir mas nunca tive oportunidade de cantar. Vou compensar esta falha em grande, logo com um ciclo de canções orquestrais a solo.
Para todos os que estejam a passar a Páscoa na região Oeste porque não dar um pulo à belíssima vila de Óbidos no Sábado ou a Fátima, no Domingo?
Até lá e... Boa Páscoa

terça-feira, março 18, 2008

Concurso de Canto

Pois é, as minhas esperanças concretizaram-se (quase) da melhor forma. Dos três alunos do IGL que participaram hoje, em Aveiro, no 1º Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios de Música Oficiais dois foram premiados. Uma delas a minha aluna de 1º ano Teresa Duarte, que recebeu uma menção honrosa e o outro o Tiago Oliveira, aluno da Elsa Cortez que recebeu o 2º prémio. Tenho pena que a minha outra aluna que participou, a Laura Lopes, não tenha sido premiada, mas a experiência também conta e o orgulho pelos resultados dos outros compensou-nos a todos.
Muitos parabéns por estes resultados!!!

sábado, março 15, 2008

Gregoriano no Porto

Amanhã, dia 15, pelas 21.30 na Igreja dos Capuchinhos em Amial, Porto, regresso à invicta na companhia do Coro Gregoriano de Lisboa.
Tal como no passado dia 1 vou estar a participar no ciclo de concertos de Páscoa 2008, em parceria com o projecto Porto Bairro a Bairro. Sendo este o início da Semana Santa vamos cantar as liturgias dos dois Domingos que a delimitam, Domingo de Ramos e de Páscoa.
Já que são dois dos meus próprios preferidos do repertório gregoriano espero que esta seja uma forma de atenuar o cansaço que se aproxima com esta semana de actividade intensa.
Para os amigos nortenhos, fica o convite.

quinta-feira, março 13, 2008

Stabat Mater

No próximo dia 18, Terça-Feira, no Grande Auditório do CCB, terei o prazer e a honra de participar na estreia do Stabat Mater do meu querido Eurico Carrapatoso.
Para além do prazer e da honra, tenho também a responsabilidade de cantar uma obra escrita a pensar em mim e que, sendo belíssima, quero apresentar com o máximo de qualidade. Nesta missão poderei contar com a ajuda preciosa de amigos chegados, já que o concerto conta também com a participação do Grupo Vocal Olisipo. Seremos acompanhados pela OrchestrUtopica sob a diracção de Cesário Costa.
O concerto faz parte da iniciativa Ponto contra Ponto e inclui também o Stabat Mater de Boccherini, com a orquestra Divino Sospiro.
Para quem quiser fica aqui a entrevista do Eurico Carrapatoso falando sobre a sua obra. Entrevistas à parte, vale a pena ouvir esta obra pela primeira vez (embora seguramente não pela última). Todos ao CCB!

segunda-feira, março 10, 2008

Lindas meninas!

Aqui está a foto tirada no final da audição de alunos de Educação Vocal no passado Sábado.
As meninas portaram-se lindamente, o que augura boas prestações no concurso de canto dos conservatórios oficiais, já daqui a duas semanas.
Esperemos que sim!!!

sábado, março 08, 2008

Aventuras nocturnas

Num momento inesquecível para os presentes, dois alunos ficaram acidentalmente fechados no Instituto Gregoriano à noite. Devido a uma série de acasos tudo acabou em bem, apesar dos vários sustos.

Nesta era de tecnologia avançada era quase impossível não haver um paparazzo a registar o sucedido. Assim, e apesar da falta de qualidade da imagem, aqui fica o testemunho desta aventura épica!

quarta-feira, março 05, 2008

Fim-de-semana de efemérides



Num fim-de-semana extremamente cansativo conseguimos, com o Grupo Vocal Olisipo, comemorar várias efemérides em conjunto.
Foi o concerto que marcou o nosso 20º aniversário, foi o aniversário da Elsa Cortez (o nosso soprano), foram os 700 anos da dedicação do altar da Sé de Évora e os 20 anos do Eborae Musica, que organizou o nosso concerto de Domingo.
Com tantas comemorações tinham mesmo que ser óptimos concertos, apesar de um programa tão exigente.
Como testemunho de um tempo taõ bem passado fica aqui uma imagem tirada por mim no ensaio de colocação para o concerto do Porto, enquanto ouvia um pouco da acústica fantástica da Igreja da Senhora do Porto.

segunda-feira, março 03, 2008

Oh...my...God...!!!

Mas será que já não há mais nada para comercializar?
Há pouco tempo eu queixava-me de que tudo tinha aloé vera, desde os iogurtes até aos detergentes. Se esta nova matéria prima tiver o mesmo sucesso quererá o grande público comer iogurtes de baba de caracol?
Quem sabe? O poder do marketing é grande...