terça-feira, novembro 29, 2011
Estranha forma de vida
Marcando a decisão da UNESCO de considerar o fado património imaterial da humanidade (e não o será à partida toda a música merecedora desse nome?), aqui fica a recordação da grande Amália.
Americantiga
Ainda a propósito do Festival Música em São Roque deixo-vos um excerto do concerto com o Ensemble Americantiga no passado dia 12 com o Magnificat de Manoel Dias de Oliveira e o dueto Hodie Maria Virgo de António da Silva Leite.
Ensaio em São Roque
À falta de um vídeo do concerto de Sábado passado, deixo-vos aqui um pequeno excerto que filmei durante o ensaio de colocação, no qual se pode ouvir a Sinfónica Juvenil e o Coro de Câmara do Instituto Gregoriano. A obra é o Dies Sanctificatus da autoria de José Maurício Nunes Garcia, uma das primeiras obras que canti em coro, há quase 30 anos...
sexta-feira, novembro 25, 2011
Responsórios de Santa Ana
No próximo Sábado, dia 26, pelas 21.30, estarei uma vez mais no Festival Música em São Roque.
Estarei na excelente companhia do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano e da Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção do Maestro Christopher Bochmann para interpretar os Responsórios para a festa de Sta. Ana de João Sousa Carvalho.
Para além de mim os solistas serão Sandra Medeiros, Maria Luísa Tavares e João Sebastião.
Espero ver muitas caras amigas para que, como é habitual em São Roque, possamos ter casa cheia naquele que é um dos mais antigos festivais de música da capital. Até lá!
Para além de mim os solistas serão Sandra Medeiros, Maria Luísa Tavares e João Sebastião.
Espero ver muitas caras amigas para que, como é habitual em São Roque, possamos ter casa cheia naquele que é um dos mais antigos festivais de música da capital. Até lá!
Mais Manuel Cardoso
Com a inspiração do vídeo anterior, deixo-vos excertos da Missa Ab initio et ante saecula creata sum, num concerto realizado no Bombarral pelo Grupo Vocal Olisipo.
Frei Manuel Cardoso
No dia de hoje, ou melhor, de ontem, dia 24 de Novembro, recordamos a morte de um dos maiores compositores de sempre, Frei Manuel Cardoso.
Para melhor celebrar esta data deixo-vos um excerto do seu Requiem a quatro vozes, cantado pelo Grupo Vocal Olisipo. A gravação é tirada do nosso CD Tenebrae, de 2005.
Santa Cecília
Numa semana tão atarefada deixei passar o dia da padroeira dos músicos, na passada Terça-feira. O dia de Santa Cecília foi, durante uma série de anos, um dia de significado especial no Instituto Gregoriano, já que era o dia tradicional da audição de professores, data que será certamente lembrada por muitos dos meus colegas e por ainda mais dos meus actuais e antigos alunos com especial ternura.
Muitas coisas passam com o tempo e também esta tradição passou, mas enquanto puder ter um telefonema da minha querida Luiza da Gama Santos a lembrar-me da data e das saudades que ambos temos desta iniciativa, a tradição não será completamente esquecida.
Em jeito de recordação fica aqui a gravação do Hino a Santa Cecília de Benjamin Britten, cantado pelo Coro de Câmara do IGL e dirigido por mim.
quinta-feira, novembro 24, 2011
quarta-feira, novembro 23, 2011
Missa Gregoriana
Esta noite, dia 23 às 19.30 estarei na Sé de Lisboa com o Coro Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa para prestar homenagem ao nosso colega e amigo Alberto da Conceição Afonso.
Durante cerca de vinte anos foi uma figura presente no Instituto Gregoriano, tendo ensinado latim a várias gerações de alunos que foram marcados pela sua simpatia, alegria e boa disposição.
Penso que esta missa, celebrada em latim e cantada em gregoriano será uma homenagem sentida e adequada a alguém que deixou muitas saudades.
Penso que esta missa, celebrada em latim e cantada em gregoriano será uma homenagem sentida e adequada a alguém que deixou muitas saudades.
terça-feira, novembro 22, 2011
Concerto em Santarém
Aqui deixo um excerto do concerto do passado dia 20 em Santarém com a Missa a 8 vozes de Rodrigues Esteves. O Grupo Vocal Olisipo apresentou-se com oito cantores, a saber: Elsa Cortez e Susana Duarte (sopranos), Luisa Tavares e Lucinda Gerhardt (mezzo-sopranos), João Sebastião e Jorge Rodrigues (tenores) e Armando Possante e Hugo Oliveira (Barítonos) e foi acompanhado ao órgão por António Esteireiro.
segunda-feira, novembro 21, 2011
Olisipo em Santarém
Partilho convosco algumas imagens captadas na Igreja de Nossa Senhora de Jesus do Sítio onde o Grupo Vocal Olisipo cantou este Domingo. O concerto fez parte de uma peregrinação pelos órgãos históricos de Santarém.
É sempre bom cantar para uma casa cheia, sobretudo quando se faz boa música com bons músicos. Obrigado aos scalabitanos e ao restante público.
É sempre bom cantar para uma casa cheia, sobretudo quando se faz boa música com bons músicos. Obrigado aos scalabitanos e ao restante público.
sábado, novembro 19, 2011
Olisipo em Fátima
Em vésperas do concerto do GVO em Santarém, partilho convosco três vídeos registados no passado dia 17 de Junho em Fátima, aquando da entrega do prémio Árvore da Vida ao meu amigo Eurico Carrapatoso. Apesar de não terem a melhor das qualidades sonoras, espero que os vídeos partilhados pela Pastoral da Cultura consigam revelar o momento especial que se viveu em Fátima. Para quem não esteve presente e nos quer ouvir a cantar Carrapatoso, há que esperar por Dezembro...
sexta-feira, novembro 18, 2011
Olisipo em Santarém
No próximo Domingo, dia 20, estarei em Santarém para um concerto inserido no II Ciclo de Órgão. Será o último de sete mini-concertos realizados durante uma peregrinação pelos órgãos históricos da cidade e está previsto para as 18.00 na Igreja do Senhor Jesus do Sítio. Iremos interpretar andamentos da missa a oito vozes de Rodrigues Esteves em conjunto com o organista António Esteireiro.
O grupo de cantores conta com colaboradores de longa data do grupo, bem como alguns dos mais recentes, sendo formado por Elsa Cortez e Susana Duarte (sopranos), Lucinda Gerhardt e Luísa Tavares (mezzo-sopranos), João Sebastião e Jorge Rodrigues (tenores) e Armando Possante e Hugo Oliveira (baixos).
Porque não um passeio pela capital do gótico para ouvir boa música?
O grupo de cantores conta com colaboradores de longa data do grupo, bem como alguns dos mais recentes, sendo formado por Elsa Cortez e Susana Duarte (sopranos), Lucinda Gerhardt e Luísa Tavares (mezzo-sopranos), João Sebastião e Jorge Rodrigues (tenores) e Armando Possante e Hugo Oliveira (baixos).
Porque não um passeio pela capital do gótico para ouvir boa música?
quarta-feira, novembro 16, 2011
Americantiga em São Roque
Aqui ficam algumas imagens do concerto com o Ensemble Americantiga no Festival Música em São Roque no Sábado passado. Para além de uma orquestra experiente de instrumentos da época dirigida pelo maestro Ricardo Bernardes e liderada pela Tera Shimizu como concertino, tive a boa companhia de Rosana Orsini, Susana Duarte, Luísa Tavares, Lucinda Gerhardt, Márcio Soares Holanda, Marco Alves dos Santos e Ricardo Martins, como cantores. Um ensemble bastante parecido com o Grupo Vocal Olisipo e com o qual é igualmente bom cantar. A rose by ant other name…
sexta-feira, novembro 11, 2011
Presente original
Em anos de carreira foi seguramente um dos presentes mais originais que recebi num concerto! Muito obrigado ao CUPAV!
Concerto no CUPAV
Entre os ensaios para os próximos concertos ainda houve tempo para participar num concerto de beneficência. O objectivo era angariar fundos para o CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira) e com este fim foi organizado um concerto comentado pela maestrina Joana Carneiro intitulado Música Clássica Explicada. Assim, estive na excelente companhia de Luiza Gama Santos, Luísa Tavares, Vasco Broco, Antonio Carneiro, Lúcio Studer, Catarina Anacleto e da própria Joana Carneiro, num programa com obras de Avondano, Handel, Bach, Mozart, Schubert, Mussorgsky e Lacerda, entre outros. Um serão bem passado, em boa companhia, por uma boa causa e com boa música e com um ambiente fantástico e casa cheia! Não podíamos pedir mais…
quarta-feira, novembro 09, 2011
Música em São Roque 2011
Aproveitando a divulgação deste concerto, partilho convosco a programação completa do festival deste ano.
Americantiga
No próximo Sábado, dia 12, pelas 19.30 estarei de volta ao Festival Música em S. Roque, desta vez reunido com o Ensemble Americantiga sob a direcção do maestro Ricardo Bernardes. O programa, tal como o de Julho passado na Basílica da Estrela, inclui obras de compositores portugueses e brasileiros do Sec. XVIII e XIX, centrado na missa a oito vozes de André da Silva Gomes.
Para quem não pôde estar presente em Julho, aqui fica uma pequena amostra e o convite para Sábado!
terça-feira, novembro 08, 2011
Concerto na Igreja do Menino Deus
Passado que está o concerto com o Ensemble La Nave Va que celebrou os 300 anos da belíssima Igreja do Menino Deus, no coração de Alfama, partilho convosco estas imagens.
sexta-feira, novembro 04, 2011
Sons de Almada Velha
Partilho convosco estas fotos do fantástico concerto no festival Sons de Almada Velha. Foi a segunda vez que tivemos o privilégio de participar neste festival realizado numa zona lindíssima que, apesar de muito perto de Lisboa é muito mal conhecida por muitos dos habitantes da capital. Quem sabe se no próximo ano lá voltaremos e se será o pretexto para alguns dos meus leitores se deslocarem à margem sul.
quarta-feira, novembro 02, 2011
La Nave Va
Esta Sexta-feira, dia 4, estarei com os meus amigos do Ensemble La Nave Va na Igreja do Menino Deus em Alfama, junto ao Largo das Portas do Sol, para um concerto de música barroca.
O concerto insere-se num ciclo que comemora os 300 anos da igreja e o seu recente restauro.
Para além de mim o grupo conta com o Mezzo-soprano Maria Luísa Tavares, o Flautista António Carrilho, o Violoncelista Edoardo Sbaffi e a Cravista Jenny Silvestre e o programa inclui obras de Bach, Telemann e Rodrigues Esteves.
Espero ver caras amigas no público na Sexta-feira. Até lá!
Subscrever:
Mensagens (Atom)