quinta-feira, maio 03, 2007

L'Homme Armé

Este fim-de-semana vou mais uma vez em direcção ao Norte do país, desta feita para voltar a colaborar com Saraswati e o Coral Sinfónico de Portugal. A obra, desta feita, é a maravilhosa The Armed Man: A Mass for Peace do compositor Karl Jenkins. Como o próprio nome indica, o motivo melódico que serve de base à missa é a melodia L'Homme Armé, na qual tantas missas renascentistas se basearam. Para além do texto tradicional latino da missa católica, o compositor utiliza textos de vários autores sobre os horrores da guerra.
Ao ouvir um texto que relata o estado de Hiroshima depois da explosão da bomba atómica seguido de um outro do sec. VI a.C. é difícil não concluir que quanto mais as coisas aparentemente evoluem mais a estupidez humana as mantém iguais.
Para quem puder passar pelo Teatro Virgínia em Torres Novas este Domingo, dia 6 às 21.30 é uma boa oportunidade de conhecer uma obra fantástica, provavelmente em estreia nacional. Para além de mim estará o mezzo Liliane Bisineche e, claro, o Coral Sinfónico de Portugal. Até lá!

Sem comentários: