sexta-feira, agosto 08, 2008

Black Canary


Como apreciador de banda desenhada que sou esta notícia deixou-me bastante espantado. A companhia de brinquedos Mattel decidiu fabricar uma boneca Barbie à imagem da personagem Black Canary da DC Comics. Black Canary, de seu nome civil Dinah Lance, foi introduzida na BD em 1947 já com o seu visual característico marcado pelas meias de rede tem-se mantido quase ininterruptamente em publicação como uma das personagens femininas mais fortes durante os últimos 60 anos, em revistas como Justice League of America e Birds of Prey. Nos anos 80 e 90 uma história controversa fê-la passar por uma violação, consequente trauma psicológico que acarretou a perda dos seus poderes e posterior recuperação, consideradas sempre como um exemplo para mulheres em situações semelhantes e uma das poucas histórias a abordar tais temáticas de forma consistente e positiva nos media.

No ano passado Dinah decidiu oficializar a sua relação com o seu parceiro de longa data, Green Arrow, com quem casou.

Tendo em conta tudo o que disse parece uma boa escolha para uma Barbie, sendo um modelo positivo e que reforçará a auto-estima das meninas que a adquiram, defendendo ao mesmo tempo valores tradicionais como o casamento, não é? Não!

O grupo religioso Christian Voice afirmou : “Barbie has always been on the tarty side and this is taking it too far. A children’s doll in sexually suggestive clothing is irresponsible – it’s filth.”

Deixo então aqui o aviso: estas roupas pecaminosas dos anos 40 devem ser banidas, ninguém deverá nunca usar meias de rede, sob pena de ser chamada uma vadia. A escolha de um modelo de comportamento para as crianças deve estar sempre ligado à imagem e não aos actos e, mais importante de tudo, não deixem as crianças ser infuenciadas pela Barbie, que sempre foi uma ordinária, mas agora então...

Sem comentários: