terça-feira, dezembro 13, 2011

Maria Helena Pires de Matos

Para os leitores que também me acompanham no Facebook o teor deste post não será uma surpresa. O passado fim de semana foi marcado pela triste notícia da morte de Maria Helena Pires de Matos, ex-professora do Instituto Gregoriano de Lisboa, da Escola Superior de Música de Lisboa e da Universidade Católica do Porto. Tal como disse anteriormente, a sua influência na comunidade musical portuguesa nas últimas gerações não pode ser medida nem descrita em palavras. A natícia foi transmitida pelos principais órgãos de comunicação social e levou a uma comunicação do Secretário de Estado da Cultura
Para mim pessoalmente fica a ausência deixada por uma pessoa de uma inteligência e rectidão extraordinárias que, muito mais do que uma professora e mentora, tive o privilégio de considerar uma amiga, privilégio tão mais notável pelo facto de, como todos os que a conheceram bem sabem, a sua personalidade pública fogosa  mascarar um profundo zelo pela sua vida privada. Ter a possibilidade de ser seu confidente a alguns níveis foi uma honra que traduziu bem a estima que por mim sentia e que muito prezo.
Esta ligação dá-me presentemente o peso de a vários níveis ir sucedê-la, peso que senti nos ombros ao dirigir a Missa de Requiem na sua missa de corpo presente. Ao mesmo tempo que foi único e muito especial sentir concentrado em mim todo o amor projectado por centenas de familiares, amigos e antigos colaboradores e alunos, foi e doses iguais dilacerante sentir a dor e a saudade que emanava de todos. Entre todas as reacções que despertou na sua vida temos a certeza que não deixou ninguém indiferente.
A Antena 2 celebra a vida e obra de Maria Helena Pires de Matos ao longo desta semana com várias emissões que lhe são dedicadas, transmitindo gravações do CGL e testemunhos dos que com ela contactaram. Eu estarei na Antena 2 amanhã para gravar uma entrevista que será transmitida num momento que anunciarei aqui atempadamente.
A sua passagem coincide com o lançamento amanhã do mais recente disco do Coro Gregoriano de Lisboa, dedicado aos apóstolos. Quanto a este novo CD, é só esperar por notícias neste espaço!

1 comentário:

Filipa Taipina disse...

Grimaldi, queria lembrar-me da razão pela qual te chamo assim mas já lá vão tantos anos que não me lembro...!
Entendo o teu peso mas acredito que terás o apoio de todos. O meu terás incondicionalmente.
Não é menos difícil o papel da filha rebelde... mais leve, talvez.