quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Olisipo em Coimbra

No próximo Sábado, dia 2 de Março, estarei com o GVO em Coimbra, onde faremos o concerto inaugural do 1º Ciclo de Requiem da cidade, no qual cantaremos o Requiem a seis vozes de Frei Manuel Cardoso.
Sendo esta uma das obras mais extraordinárias da polifonia seiscentista e uma das minhas preferidas pessoalmente, será para mim um privilégio voltar à Sé Velha para cantar este programa.
No dia 2 fará precisamente 5 anos que cantámos esta missa pela última vez, na comemoração dos 700 anos da Sé de Évora. Desta feita o grupo apresentar-se-á com os Sopranos Elsa Cortez e Joana Seara, os Mezzos Luísa Tavares e Catarina Saraiva e o Tenor Carlos Monteiro, para além de mim próprio!
Espero ver na Sé muitos amigos no Sábado! Até lá!

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Prémios SPA 2013

Pronto, até parece mal comentar isto, parece que me incomodo por este ano não estar em nenhum projecto nomeado, mas vi agora os nomeados para os prémios da SPA e deparei-me com isto:

MÚSICA

Melhor Trabalho de Música Erudita
“Concerto para Clarinete” de Mário Laginha, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012
Sérgio Carolino pelas obras editadas em 2012 e acção divulgadora da música portuguesa
Joly Braga Santos – Integral das Sintonias de Álvaro Cassuto

Ainda que mal pergunte, que diabo é um concerto para clarinete de Mário Laginha, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012. Não conheço esse compositor. Ou será que, para além de considerar que a CM de Guimarães teve a melhor programação cultural do ano (não vale a pena comentar, pois não?), estão a dar crédito à Capital da Coltura pela criação de uma obra? Será que quem encomenda agora tem equivalência a criador?!?!? Será que quando ligo para a Telepizza passo a poder intitular-me como cozinheiro?
E por último, passa pela cabeça de alguém que a Sociedade Portuguesa de AUTORES (que devia proteger os direitos intelectuais dos mesmos) divulgue o "trabalho de música erudita" Joly Braga Santos – Integral das Sintonias de Álvaro Cassuto. Não deixa de ser uma coisa que eu gostaria de ouvir, mas... tenham paciência. Alguém revê os textos que vão para a comunicação social ou isto da música erudita é só um pretexto para a Furtado mudar de vestido?

terça-feira, fevereiro 19, 2013

A Criação



A Criação

Todos a Almada!

Die Schöpfung em Almada

No próximo Domingo, dia 24 colaborarei mais uma vez com o Coral Sinfónico de Portugal e a maestrina Saraswati. É sempre um prazer colaborar com um projecto tão meritório e importante como o CSP, mas desta feita um pouco mais, pela possibilidade de voltar a cantar uma das mais extraordinárias obras do Séc. XVIII, Die Schöpfung (A Criação), de Joseph Haydn. Só a genial abertura que descreve a criação do Universo é o suficiente para tornar qualquer um num aficionado de Haydn.
Comigo estarão dois bons amigos, o Soprano Angélica Neto e o Tenor Victor Paiva. O concerto é no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada às 17.00 de Domingo. Todos a Almada. Até lá!

sábado, fevereiro 02, 2013

Coro Gregoriano na Sé de Lisboa

Mais um ano passou e o CGL estará hoje de volta à Sé de Lisboa para o tradicional concerto do dia 2 de Fevereiro com a Liturgia da Apresentação do Senhor. Parte desta liturgia é a não menos tradicional procissão de velas que o CGL inclui neste concerto. Para mim pessoalmente será um concerto marcante, sendo o segundo que vou dirigir mas marcando os meus 20 anos com o CGL!
Espero, como sempre, que se viva um ambiente muito especial na Sé e que veja por lá muitos amigos. Até lá!