terça-feira, fevereiro 26, 2013

Prémios SPA 2013

Pronto, até parece mal comentar isto, parece que me incomodo por este ano não estar em nenhum projecto nomeado, mas vi agora os nomeados para os prémios da SPA e deparei-me com isto:

MÚSICA

Melhor Trabalho de Música Erudita
“Concerto para Clarinete” de Mário Laginha, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012
Sérgio Carolino pelas obras editadas em 2012 e acção divulgadora da música portuguesa
Joly Braga Santos – Integral das Sintonias de Álvaro Cassuto

Ainda que mal pergunte, que diabo é um concerto para clarinete de Mário Laginha, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012. Não conheço esse compositor. Ou será que, para além de considerar que a CM de Guimarães teve a melhor programação cultural do ano (não vale a pena comentar, pois não?), estão a dar crédito à Capital da Coltura pela criação de uma obra? Será que quem encomenda agora tem equivalência a criador?!?!? Será que quando ligo para a Telepizza passo a poder intitular-me como cozinheiro?
E por último, passa pela cabeça de alguém que a Sociedade Portuguesa de AUTORES (que devia proteger os direitos intelectuais dos mesmos) divulgue o "trabalho de música erudita" Joly Braga Santos – Integral das Sintonias de Álvaro Cassuto. Não deixa de ser uma coisa que eu gostaria de ouvir, mas... tenham paciência. Alguém revê os textos que vão para a comunicação social ou isto da música erudita é só um pretexto para a Furtado mudar de vestido?

Sem comentários: