domingo, janeiro 25, 2009

X-Files

Após mais de seis meses terminei a odisseia de ver a emblemática série de Ficção Científica X-Files (ou Ficheiros Secretos) de fio a pavio.
A edição especial que esteve à venda na FNAC por um preço bastante razoável vem recheada de extras e a experiência de ver a série do início ao fim sem interrupções permite ver que, ao contrário do que me pareceu quando a via na TV, as perguntas não ficam sem resposta e há um plano coerente de enredo que evolui ao longo dos nove anos de produção. Mesmo depois da saída de David Duchovny como persença regular, a entrada dos novos actores não diminuiram o nível geral de qualidade. A nona temporada é claramente mais fraca, mas isso não impede que ente tenha sido um dinheiro bem gasto que se reflectiu em muitas horas de entertenimento.
Para quem, como eu, assistiu à estreia na TVI em 1994 e ficava agarrado à TV todas as semanas, a herança da série é evidente em sucessos actuais como Heroes, Lost ou Supernatural e, nem que seja para ceder à nostalgia, vale a pena rever. Para os que não sabem como começou este bom momento da TV mundial, vale a pena descobrir.

Sem comentários: