quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Serendipity

Há três anos, na Páscoa, escrevi o seguinte texto:

É Sexta-feira Santa. Por todo o mundo se relembra a morte de Cristo que se sacrificou pelo seu povo. Estando num país de tradição judaico-cristã todos nós sabemos que é uma das alturas nas quais a comunidade se aproxima e o amor anda no ar. Pois...
Este set up podia ser para falar da homilia do nosso papa, mas algo aconteceu hoje que põe tudo um pouco em perspectiva. Como é possível que neste dia, nesta época e neste país, em plena avenida de Roma, tenham abandonado um bebé de cerca de um mês nas escadas do meu prédio? Que tipo de pessoa é capaz de fazer isto? Haverá maior crueldade que abandonar assim uma criança sem saber sequer se vai ser encontrada com vida? Mais que isto, como terá sido o primeiro mês de vida desta criança com a sua mãe para que ela consiga fazer isto? E a pergunta mais importante, como e onde serão as próximas Páscoas desta criança?

Às vezes temos a felicidade de saber as respostas a determinadas perguntas, por mais retóricas que pareçam. Melhor que isso, há respostas que são mais positivas do que poderíamos imaginar. A escassos metros do prédio onde morava nesta altura encontrei um velho amigo que me disse que tinha visto esta entrada no belogue. Disse-me também algo que dá resposta à minha última pergunta. As Páscoas do bebé foram e serão passadas com ele, já que poucos meses depois da Páscoa de 2006 a criança foi adoptada por ele. Sem querer violar a privacidade de nenhum dos envolvidos, posso dizer que o meu amigo não tem tido uma vida fácil e que a sua vida foi certamente tão abençoada por este bebé como o contrário.
Quais serão as hipóteses de duas vidas se cruzarem desta forma e assim mudarem o seu destino? Quais as de um terceiro como eu se encontrar no meio desta colisão feliz? No meio de todas as coisas que correm mal todos os dias, tem que nos dar um pouco de esperança conhecer esta história.
Quando Einstein dizia que Deus não joga dados com o Universo não podia estar mais certo!

Sem comentários: