segunda-feira, dezembro 20, 2010

Gregoriano na Torre do Tombo

Embora já não tenha cantado, ainda tive a oportunidade de participar nas comemorações dos 20 anos (será possível?) do novo edifício da Torre do Tombo. Dirigi esta tarde o Coro Gregoriano do IGL num pequeno concerto no qual estavam presentes vários funcionários e o Director da instituição.
Não há melhor repertório que o Canto Gregoriano para cantar num edifício com tamanha importância histórica e foi uma óptima forma de terminar 2010!
Até breve!

Gala de Ópera em Serpa

Foi numa meio de uma tempestade de proporções quase bíblicas que terminei os concertos do anos de 2010.
O frio foi muito difícil de suportar e a viagem para casa foi bem difícil com a estrada completamente coberta por uma grande altura de água. Ainda assim, a música ajuda a ultrapassar todas as dificuldades. 
Valeu a pena por estar mais uma vez com a OSJ que está em grande forma, com a minha querida Sandra Medeiros, Garantia de grande nível de canto em palco e de companheirismo e diversão nos bastidores e por último por conhecer e trabalhar pela primeira vez (e espero que não pela última) com um novo maestro, Pedro Figueiredo.
Para os alentejanos que não puderam por lá passar, o programa será repetido em Beja no dia 8 de Janeiro, agora com o maestro Christopher Bochmann, portanto há outro oportunidade. Até lá terei descanso, que também faz falta!

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Missa Nelson em São Roque


Tendo falado do concerto do mês passado aqui fica uma recordação que também serve de aperitivo para amanhã.

Missa Nelson

Continuando uma semana trabalhosa e de grande actividade, estarei amanhã, Sexta dia 17, pelas 21.30 na Basílica da Estrela interpretando a Missa Nelson, ou Missa in Angustiis de Franz Joseph Haydn. 
Este concerto é uma repetição do realizado no mêspassado no Festival de São Roque com os mesmos intérpretes, ou seja, Elsa Cortez, Laryssa Savchenko, João Queirós, o Coro de Câmara do Instituto Gregoriano e a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção do maestro Christopher Bochmann.
Para todos aqueles qe não tiveram oportunidade de ver o último concerto (ou que tiveram e querem repetir) é só ir amanhã à Estrela e começar da melhor maneira esta contagem decrescente para o Natal!
Até lá!

domingo, dezembro 12, 2010

Música de Natal na corte do Rei-Sol

Depois de uma noite de Verdi, na qual passei por três dos maiores papéis de barítono (Rigoletto, Conde de Luna e Germont), tenho que mudar rapidamente de época e estilo e passar para o período barroco. Na próxima Terça-feira, dia 14, pelas 19.00, estarei no Pequeno auditório do CCB  com o Grupo Vocal Olisipo e o Ensemble Barroco de Santos o Velho para interpretar a Missa Quinti Toni de Brossard e a Messe de Minuit de Charpentier.
O concerto é organizado pela Antena 2 e será posteriormente transmitido. Para quem não quiser esperar é só ir até ao CCB na Terça feira e entrar no espírito natalício. Até lá!

X Gala de ópera

Passada que está mais uma gala de ópera da OSJ fica a alegria de fazer parte de um projecto que dura há 10 anos, o que não é fácil neste país. Isto associado à colaboração com a Orquestra mais antiga de Portugal, que não só se mantém em funções mas melhora de qualidade de ano para ano, deixa-me realmente com uma boa sensação. As cerca de 1500 pessoas no público que reagiram com entusiasmo ao concerto também são um incentivo ao trabalho e uma prova de que não falta público e de que nenhum repertório é inacessível.
Parabéns à OSJ e... vamos continuar!

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Gala de Ópera

No próximo Sábado, dia 11, estarei de volta à Aula Magna para mais uma Gala de Ópera da Orquestra Sinfónica Juvenil. Desta vez haverá um atractivo especial, já que é a comoração dos 10 anos desta iniciativa. Para marcar esta efeméride o programa, à imagem do primeiro concerto, terá apenas obras de Verdi. Comigo estarão  Sandra Medeiros, Laryssa Savchenko e João Queirós e os coros do Instituto Gregoriano, Universidade de Lisboa, Conservatório de Setúbal e Universidade de Évora. A direcção está a cargo do maestro Christopher Bochmann.
Se não me falha a memória, esta será a minha quinta participação neste concerto de fim de ano, que já começa a fazer parte das tradições de Natal. O ambiente é sempre descontraido, alegre e bem disposto, com o prazer da partilha da música entre instrumentistas cantores e público.
Como sempre, é um concerto de entrada livre, mas com entrada por convite. Os convites estão disponíveis no site da Sinfónica Juvenil, mas para quem não for a tempo, as portas abrem para todos, mesmo sem convite, às 21.30. 
Todos à Aula Magna!

Visitas a Évora




Com dois concertos em Évora no espaço de uma semana houve tempo para captar algumas imagens para recordação, que agora partilho convosco 

sexta-feira, novembro 26, 2010

Oh...my...God...

Olisipo em Cascais

 Neste Domingo terei novo concerto com o Grupo Vocal Olisipo, desta feita no Museu dos Condes de Castro Guimarães. O programa é uma repetição do que fizemos em Évora na semana passada (do qual partilho estas fotaos), com obras de Francisco Martins, Morago e Melgaz. 
Para todos os amigos interessados, particularmente os que vivem na linha, o concerto será às 17.00. Até lá!

quinta-feira, novembro 18, 2010

Olisipo em Évora


Hoje, Quinta-feira dia 18 às 19.00 estarei de regresso a Évora, menos de uma semana depois da última visita. Desta vez estarei com o Grupo Vocal Olisipo no Museu de Évora, onde interpretaremos obras de Francisco Martins, Estêvão Lopes Morago e Diogo Dias Melgaz.
Se há cidade a que não me importo de regressar tantas vezes é Évora e espero poder ver por lá alguns dos meus bons amigos eborenses.
Até lá!

sexta-feira, novembro 12, 2010

Missa Grande de Marcos Portugal

Ainda com dois concertos do Requiem de Carrapatoso pela frente, deixo já o aviso do concerto que terei no Sábado à noite no Festival de S. Roque onde serei um dos solistas da Missa Grande de Marcos Portugal com o Coro de Câmara de Lisboa.
 Depois de três concertos em Lisboa, um em Évora e um em Alverca será este o culminar de uma semana trabalhosa e a minha despedida do Festival de S. Roque por este ano.
Até lá!

Requiem de Eurico Carrapatoso



Passado o primeiro concerto fica esta memória do que fizemos há dois anos em Santarém. Uma das versões tem imagens e a outra não, mas é mais longa.
Que saudades que eu já tinha da cantar com a Sinfonietta e o Ricercare...

quinta-feira, novembro 11, 2010

Requiem de Eurico Carrapatoso

Tal como já disse várias vezes, não há nada melhor do que fazer boa música em boa companhia. Por isso mesmo está a ser tão compensador poder repetir o Requiem de Eurico Carrapatoso com o Coro Ricercare e a Sinfonietta de Lisboa. Do ponto de vista humano é óptimo poder reencontrar tantos bons amigos em ambos os grupos e do musical é um privilégio trabalhar com músicos desta qualidade.
Quanto à música do meu querido amigo Eurico, não há nada a dizer para além do que facebookei ontem, é das únicas obras que me faz estar permanentemente com um sorriso no canto da boca e uma lágrima no canto do olho.
Para os interessados, os concertos são Quinta às 21.30 na Igreja do Loreto em Lisboa, Sexta às 21.30 na Igreja de S. Francisco em Évora e Sábado às 17.00 na Igreja dos Pastorinhos em Alverca.
Espero ver por lá muitos apreciadores de boa música!

segunda-feira, novembro 08, 2010

Corpo e Alma

Por ocasião do 60º aniversário do compositor Christopher Bochmann e da sua chegada a Portugal várias celebrações estão em curso. A Antena 2 associa-se a estas festividades com uma mesa redonda em directo e a transmissão de várias obras, entre as quais a ópera Corpo e Alma, que tive a honra de protagonizar. Para os que queiram ouvir o programa especial, aqui fica o linque e mais algumas fotos. Para quem preferir ouvir em directo é hoje, dia 8 às 14.00.
O programa completo fica aqui, para quem quiser estar presente nas celebrações.

quinta-feira, novembro 04, 2010

Frase do dia

Never explain–your friends do not need it and your enemies will not believe you anyway.
Elbert Hubbard

quarta-feira, novembro 03, 2010

Coro Gregoriano em S. Roque

Para completar um fim-de-semana trabalhoso, no dia seguinte, Domingo dia 7, estarei com o Coro Gregoriano de Lisboa na Igreja do Instituto de S. Pedro de Alcântara para um concerto com o Coro Gregoriano de Lisboa. circunstâncias de saúde fazem com que seja eu o único solista, o que significa que vai mesmo ser muito trabalho!
Para quem quiser saber mais pormenores sobe este e outros concertos do Festival Música em S. Roque fica aqui o programa completo e aqui o site oficial. 
Até lá!

terça-feira, novembro 02, 2010

Missa Nelson

No próximo fim-de-semana inicia-se mais um festival Música em São Roque, um dos mais antigos festivais de música da região da grande Lisboa. Uma vez mais vou ter o privilégio de participar em vários concertos, começando já no Sábado dia 6 com o concerto de abertura. Estarei em duplas funções, como Barítono solista e maestro do coro na maravilhosa Missa Nelson de F. J. Haydn. Comigo estará a Orquestra Sinfónica Juvenil e o Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa, o Soprano Elsa Cortez, Mezzo Laryssa Savchenko e Tenor João Queirós, todos sob a direcção do Maestro Christopher Bochmann.
Após uns 25 anos de colaborações com a OSJ e o Maestro Bochmann é um grande prazer para mim poder participar neste concerto que se antecipa em apenas dois dias ao seu 60º aniversário e aos seus 30 anos de trabalho em Portugal. Espero que muitos apreciadores de música se desloquem a S. Roque no Sábado para homenagear esta grande figura do nosso país!

domingo, outubro 24, 2010

Gregoriano em Almada

É já esta tarde que vou estar de regresso à bela igreja de Santiago em Almada, menos de um mês depois da última visita. Desta feita o concerto é com o Coro Gregoriano de Lisboa em início de temporada. Para os interessados da margem sul o concerto é às 16.00.
Até la!

sexta-feira, outubro 22, 2010

Frase do dia

I'm beautiful in my way, 'cause God makes no mistakes. I'm on the right track, baby. I was Born This Way.
Lady Gaga

domingo, outubro 17, 2010

1001 quê?...

Acho que precisei de uma semana inteira para recuperar do gigantesco sapo que engoli ao participar mais uma vez no CCB na iniciativa 1001 Músicos do Ministério da Educação. Não me vou alongar sobre o assunto, mas sempre me disseram que quanto mais nos baixamos mais mostramos o traseiro. Deve ser por isso que tenho esta sensação de vítima de abuso, que depois de ser maltratada se dá ao trabalho de tapar as nódoas negras com base e dizer que foi de encontro a uma porta. É isso que as escolas de música estão a fazer ao participar desta iniciativa. 
Cortem os subsídios. Baixem os vencimentos. Aumentem os horários dos professores. Ameacem com o fim do ensino artístico. Mudem os curricula e cargas horárias e criem exigências absurdas para permitir a frequência das escolas, fazendo com que cada vez haja menos alunos.  Obriguem os professores a dispersar-se por várias escolas acabando com a unidade do corpo docente para suprir a lacuna de um ensino genérico de música para o qual não há dinheiro nem vontade política. Nós o que fazemos? Pomos base e óculos escuros e pedimos desculpa por sermos tão desastrados e irmos contra as portas. Pobrezinhos mas honrados! Tiram-nos tudo, mas ainda vamos fazer bonitos para o CCB e mostrar que está tudo bem.
Pergunto eu agora, de quem é verdadeiramente a culpa?

Concerto Solidário em S. Roque

Aqui fica para partilhar convosco uma foto do concerto do passado fim-de-semana na Igreja de S. Roque. Se por um lado ainda faltam umas semanas para a temporada deste ano, por outro não faltam razões para voltar a esta casa que me acolhe sempre tão bem. 
Em Novembro há mais...

quinta-feira, outubro 07, 2010

Concerto Solidário


No próximo dia 8 de Outubro, Sexta feira, pelas 21h00, irá realizar-se na Igreja de São Roque um Concerto Solidário no âmbito do Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, no qual participarei com o Coro Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa.
Os interessados oderão adquirir o seu bilhete em:

Fim de semana em grande

A semana passada foi de tal forma agitada por vários motivos, tanto agradáveis como nem por isso, que não tive hipótese de actualizar o belogue e convidar-vos a estar presentes nos concertos do passado fim-de semana. Resta-me esperar que a barra lateral com a agenda tenha sido suficiente.
Deixo-vos com fotos da missa cantada em que participei com o Grupo Vocal Olisipo e o organista Gerhard Doderer, na qual cantámos a Missa a 8 vozer de Rodrigues Esteves.. 
Tendo corrido muito bem musicalmente, a melhor parte foi, no entanto a experiência humana, com um grupo fantástico no qualnão posso deixar de realçar o reencontro do GVO com o seu Baixo de tantos anos, Hugo Oliveira, um grande amigo para além de um grande cantor.
À falta de um bom concerto tivemos dois, já que no dia seguinte estivemos em Évora para um concerto nas XIII Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora. Apesar da pena que tenho de não ter estado este ano a participar nas Jornadas foi um prazer poder dar um concerto para um público tão especial e reencontrar vários bons amigos. A sensação especial de poder cantar música dos mestres de Évora no local por onde eles próprios passaram é  algo que não desaparece por mais anos que passem. Neste caso, sendo a obra o Requiem a 8 vozes de Duarte Lobo, uma das obras que primeiro despertou o meu interesse por este tipo de música e, sem dúvida, uma das mais belas obras do género, foi a cereja no topo do bolo. 

domingo, setembro 26, 2010

Cantatas de Bach

Terminada que está uma semana (atribulada) de ensaios, foi hoje o concerto inaugural do festival Os Sons de Almada Velha, no qual interpretámos as Cantatas BWV 138 e 161 de J. S. Bach.
Como se pode ver pelos sorrisos na foto, o concerto correu muitíssimo bem, com uma excelente primeira parte feita pelo Coro Polifónico de Almada.
Não há imprevistos que não se resolvam quando se trabalha com bons músicos e sobretudo com boas pessoas. Fica para todos nós o saldo positivo de fazer música fantástica com bons amigos. Mal posso esperar pelo próximo!

sexta-feira, setembro 24, 2010

Os Sons de Almada Velha

É já neste Sábado que se inicia um novo festival de música na área da grande Lisboa, com o qual terei o prazer de colaborar. O festival foi sonhado e organizado pelas minhas queridas amigas Jenny Silvestre e Suzana Batoca que têm dedicado muitos meses de trabalho à árdua tarefa de construir do zero uma estrutura bastante ambiciosa, sobretudo nestes tempos de crise económica.
O festival "Os sons de Almada velha" insere-se no projecto de Dinamização Sócio-Cultural de Almada Velha e será, nesta primeira edição, dedicado à música sacra, contando com seis concertos. Para quem quiser consultar o (lindíssimo) programa completo, aqui está.
Assim, neste Sábado pelas 19.00 estarei na Igreja de Santiago em Almada em conjunto com o Grupo Vocal Olisipo, o Quarteto Arabesco, o contrabaixista Duncan Fox, o organista Rui Paiva, os flautistas António Carrilho e Suzana Batoca, os oboistas Pedro Castro e Andreia Carvalho e o fagotista José Gomes para apresentarmos as Cantatas BWV 138 e 161 de Johann Sebastian Bach.
Com música tão fantástica feita por um grupo de óptimos profissionais e pessoas fantásticas o resultado espera-se de alto nível (if I can say so myself). 
Para quem quiser passear por Almada num Sábado de início de Outono será um belo programa de fim de tarde.

terça-feira, setembro 14, 2010

Foz do Douro

Inícios e fins...


O início de temporada foi ao mesmo tempo intenso e discreto, com a participação em duas missas, uma de casamento e uma de 7º dia. Felizmente só a primeira foi de uma pessoa amiga e a participação foi um óptimo pretexto para poder visitar o Porto, cidade de que tanto gosto e que não visitava há bastante tempo.
Foi sem qualquer dúvida a cerimónia de casamento mais bonita e memorável em que alguma vez estive e é um bom augúrio para um futuro longo e feliz para os noivos.
Para mim foi mais uma Missa da Coroação, mas uma que vai ficar gravada na memória por muitos anos. 

segunda-feira, agosto 09, 2010

Fire with fire

You can see that you're being surrounded
From every direction
And love was just something you found
To add to your collection
It used to seem we were number one
But now it sounds so far away
I had a dream we were running from
Some blazing arrows yesterday
You said, "Fight fire with fire
Through desire,
Through your desire."

Now the city blacks out the sun
That you know is rising
You can show me the work that you've done
Your fears have been disguising
Is it just me or is everyone
Hiding out between the lines
What will we be when we come undone
Just a simple meeting of the minds?
And we'll fight fire with fire
Through desire, 
Through your desire


Underneath your skies
There's a million lights
Burning brightly just like fireflies
It's cold and heaven surrounds you from every direction
'Cause there's someone behind every hand
That you've made a connection
And now we're free to be number one
The morning isn't far away
I had a dream we were holding on
And tomorrow has become today, 
And we'll fight fire with fire
Through desire, 
Through your desire


Há alturas em que temos que arranjar forma de reagir contra o que o mundo nos manda. O novo exito dos renovados e renascidos Scissor Sisters parece-me ser um grande hino à resistência. Vive la Resistence!

terça-feira, julho 27, 2010

Olisipo nas Caldas


O Verão já vai longo (e quente) e a minha temporada termina nesta Sexta-feira com um concerto particularmente compensador. À imagem do que fiz há precisamente um ano irei juntar-me à minha querida Luiza Gama Santos para realizar um concerto cujas receitas reverterão em favor do Banco Alimentar. Desta vez estarei com o Grupo Vocal Olisipo e interpretaremos um programa de Madrigais ingleses e de Lieder e quartetos de Brahms e Fauré.
Para todos os que possam e queiram estar presentes o concerto é Sexta dia 30 às 21.30 no CCC, Centro Cultural e de Congressos, nas Caldas da Rainha. Os que não puderem estar presentes podem ainda assim ir ao site do CCC e comprar um bilhete, já que vão estar a contribuir para uma grande causa.
Todos a ajudar e... Boas Férias!

Sucesso em Mafra


Apesar do calor extremo conseguimos ter casa cheia para o concerto da Missa em Dó Menor de Mozart em Mafra.
Confesso que numa obra tão maravilhosa e na qual o Barítono tem um papel tão pequeno me é muito difícil manter a concentração e não ficar apenas no papel de espectador. Ainda assim foi um concerto fantástico e um bom fim de temporada para o Coro de Câmara do IGL.
Os meus parabéns a todos (myself included, claro, nada de falsas modéstias)!

sexta-feira, julho 23, 2010

Glee Face


Para quem ainda não conhece a série de TV que é o meu (e certamente de muitas mais pessoas) maior guilty pleasure, Glee, não deve haver melhor forma de conhecê-la do que este vídeo. O clip junta outro dos meus prazeres proíbidos, Lady Gaga, numa reinterpretação de Poker Face pela estrela da série, Lea Michelle e a fantástica Idina Menzel, mais conhecida como actriz de teatro musical e a criadora do papel de Elphaba no musical Wicked.
Enjoy!

Missa em Dó menor


Quase no final da temporada, vou terminar quase como comecei, com a missa em dó menor de Mozart. Comigo estarão os Sopranos Sandra Medeiros e Elsa Cortez e o Tenor Fernando Guimarães, a Orquestra Sinfónica Juvenil e o (fantástico, como sempre) Coro de Câmara do Instituto Gregoriano, sob a direcção do maestro Christopher Bochmann.
O concerto é já no Domingo, dia 25, às 22.00 na Basílica de Mafra. Será um óptimo final de dia de Verão num belo cenário. 
Todos a Mafra!

Meninas finalistas!

















O excesso de trabalho tem, por vezes, compensações. Este ano a grande compensação foi poder ajudar três cantoras talentosas a fazer o seu exame final de Curso Secundário. 
Na realidade eu não estou gordo na foto, estou inchado de orgulho pelo trabalho fantástico que as três meninas fizeram ao longo dos últimos anos. Elas próprias não estão ofuscadas pelo sol, mas pelo brilho do seu futuro. 
Bem, piropos e metáforas palermas à parte, aqui ficam os meus parabéns e votos de uma excelente carreira!

terça-feira, julho 20, 2010

Que tal???

Já há uns anos que não havia mudanças gráficas neste espaço. Que tal vos parecem estas alterações? Valem certamente uns comentários...

Fairy Queen



 Apesar de algumas semanas passadas, durante as quais estive ocupado com os procedimentos de encerramento do ano lectivo, aqui ficam algumas fotos da divertida produção do Sonho de uma Noite de Verão do Teatro Praga no CCB, na qual participei na interpretação da Fairy Queen de Purcell.
Para quem não pòde estar presente fica aqui uma ideia do ambiente que se viveu!