quarta-feira, março 10, 2010

Monstra 2010

Amanhã às 21.00 no Cinema S. Jorge estreia o filme Aedificandi, inserido no festival Monstra 2010.
Trata-se de um projecto coordenado e parcialmente realizado pelo meu amigo Miguel Pires de Matos. Como ele saberá, sem dúvida, melhor do que eu, de que se trata o filme, transcrevo em seguida o press release:
Aedificandi é uma narrativa em 6 actos que percorre as várias etapas da evolução de uma obra de arquitectura, estabelecendo uma relação conceptual entre cada uma dessas etapas e o sistema moderno de classificação das Belas Artes, tal como foi codificado pelos teóricos no sec. XVIII. Assim, as 6 Belas Artes, Pintura, Escultura, Teatro, Dança, Música e Literatura, servem de sub-tema a outros tantos filmes, ligados entre si pela relação estrutural que é criada com as etapas de concepção, construção, utilização interior, utilização exterior, destruição e reconstrução da obra de arquitectura e também com as várias técnicas de animação utilizadas.
A metamorfose das imagens e do som ao longo do tempo de duração do filme, também seintegra nesta lógica evolutiva, estabelecendo uma relação directa com o desenvolvimento da história e filosofia da arte. A projecção será ainda complementada com uma performance ao vivo que com ela irá interagir, criando uma aproximação do objecto artístico ao espectador.
Este projecto, concebido por 5 arquitectos e 1 músico, foi uma resposta a um desafio lançado
pelo director da Monstra, afirmando-se como uma celebração do cinema de animação como
síntese de todas as artes, materializado num espectáculo de projecção, som e performance.
A dúvida neste momento na mente dos meus leitores será a razão desta divulgação neste espaço. Pois bem, não é uma questão (apenas) de amizade. Um dos segmentos do filme tem como banda sonora o disco do Coro Gregoriano de Lisboa, no qual eu sou solista. Assim, tenho aqui uma razão um pouco interesseira para convidar todos os amantes da animação a estar amanhã no S. Jorge às 21.00.
Até lá!

Sem comentários: