sexta-feira, março 26, 2010

Spem in alium

Amanhã, Sábado dia 27, estarei em concerto com o Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa que irá interpretar algumas das obras mais emblemáticas da alta Renascença.
O coro cantará o Stabat Mater de Palestrina para duplo coro, uma das obras ligadas tradicionalmente à mudança do estilo de escrita de música sacra no Concílio de Trento. Cantarão também o mítico Miserere de Gregorio Allegri, a obra celebrizada pelos repetidos solos com dós sobre-agudos e que durante séculos apenas podia ser ouvida na Capela Sistina e que terá sido escrita de memória por Mozart após uma única audição.
O concerto terminará com o motete Spem in alium de Thomas Tallis, o motete a 40 vozes. Se é verdade que todo o programa vale a pena ser ouvido, esta é realmente a grande atracção, já que não há muitas oportunidades de ouvir esta obra ao vivo. Apesar da grande dificuldade que é dirigi-la, não há dúvida que o resultado final compensa.
O programa é completado pelo Coro Gregoriano e por obras de órgão interpretadas por alunos da classe do meu amigo António Esteireiro.
Resta-me reforçar o convite a todos para estarem presentes na Sé de Lisboa amanhã às 21.30. Acreditem que vai valer a pena!

Sem comentários: