Para concluir um fim-de-semana dedicado à música sacra estarei amanhã na Igreja Evangélica Alemã em Lisboa para, em conjunto com o organista António Esteireiro, fazer um recital com canções sacras do alto Romantismo alemão.
O recital está inserido na programação do Festival de Órgão de Lisboa e é dedicado em grande parte ao compositor Josef Rheinberger, cuja morte ocorreu há 110 anos. Para além das belíssimas obras deste compositor interpretaremos obras de Max Reger e Hugo Wolf.
Tenho obviamente uma grande predilecção por cantar Lieder, mas a experiência de fazê-lo com obras escritas para órgão em vez de piano é totalmente diferente e acrescenta uma nova dimensão às peças, com a riqueza tímbrica e dinâmica do instrumento, subretudo quando é assim tão bem tocado. As obras de Rheinberger e Reger para órgão solo vão certamente mostrar a grande qualidade técnica e musical do meu amigo e colega António.
Apesar de ser uma Segunda-feira à noite vale a pena o esforço de ir até à Igreja Alemã amanhã às 21.30 para um concerto com música que tem tanto de belo como de invulgar. Até lá!
Sem comentários:
Enviar um comentário