segunda-feira, dezembro 23, 2013

Gala de Ópera em dia de Natal

No dia de Natal estarei na RTP 2, na transmissão da Gala de Ópera da Universidade de Lisboa, este ano dedicada exclusivamente a Verdi, na qual cantei excertos das óperas Traviata, Rigoletto e Don Carlo. Comigo estiveram os amigos Sandra Medeiros e Marco Alves dos Santos, a Orquestra Sinfónica Juvenil e os Coros da UL, Conservatório de Setúbal e, claro, do IGL, tudo sob a direcção de Christopher Bochmann. Tudo a sintonizar a RTP no dia 25 às 16.55!  
Mais informações em: http://www.rtp.pt/programa/tv/p30571

GVO no Concerto Aberto

Hoje e amanhã estarei com o Grupo Vocal Olisipo no programa Concerto Aberto da Antena 2, onde interpretaremos os Responsórios de Natal de Estevão Lopes Morago e canções tradicionais de Natal com arranjos de vários compositores. 
Todos a sintonizar a Antena 2 hoje e amanhã às 19.00!!!

sexta-feira, dezembro 20, 2013

Missa de Beethoven

No Domingo encerrarei as actividades do ano de 2013, participando mais uma vez num dos concertos de Natal da EGEAC. Este ano terei o prazer de colaborar com o Coro Sinfónico Lisboa Cantat e a Orquestra De Câmara Portuguesa na Missa em Dó de Beethoven. Comigo estarão os solistas Sara Afonso, Carolina Figueiredo e Carlos Monteiro, estando a direcção a cargo do maestro Pedro Carneiro. 

Diz-me a experiência dos últimos anos que a igreja de São Domingos estará provavelmente cheia. Ainda assim, espero ver caras amigas no meio da multidão.

Para quem quiser saber mais pormenores é só seguir o link:

http://www.natalemlisboa.com/2013/milagre-natalicio/


Feliz Natal a todos! 


sexta-feira, dezembro 06, 2013

Gala de Ópera

Este fim‑de‑semana estarei dedicado à música de Verdi, tendo o grande prazer de colaborar uma vez mais com a Orquestra Sinfónica Juvenil na Gala de Ópera da Universidade de Lisboa. Estarei na excelente companhia dos queridos amigos Sandra Medeiros, Marco Alves Dos Santos e Christopher Bochmann, para além dos coros da Universidade de Lisboa, do Conservatório Regional de Setúbal e do IGL, que uma vez mais preparei para esta ocasião. Terei o grande desafio e também o grande  prazer de cantar a extraordinária ária da morte de Rodrigo da ópera Don Carlo, uma das minhas árias preferidas de Verdi.

Todos à Aula Magna!

quarta-feira, julho 17, 2013

Pride and Prejudice

Há relativamente pouco tempo fiz um post que mencionava a minha predilecção pela BD americana X-Men, entre vários outros motivos pela posição tomada desde há 50 anos em favor das liberdades civis e contra a descriminação. Nem de propósito deparei-me com esta pagina numa revista publicada este mês e que reforça tudo aquilo que disse. Tendo sido lançada no mês das paradas Pride em todo o mundo é um óptimo argumento a favor daquilo que penso e que digo várias vezes: ainda que muitas coisas pertençam ao foro íntimo, o ocultar de características fundamentais do nosso ser é uma forma de dizer à sociedade que pode descriminar quem é diferente. Se todos tiverem orgulho de quem são e não o esconderem então o ódio será mais difícil de espalhar. Tenhamos orgulho de quem somos! E viva os X-Men, claro...

terça-feira, julho 16, 2013

Passagem por Évora






Mozart em Mora

No passado dia 12 estive em Mora, para em conjunto com os amigos do Coro Ricercare e da Sinfonietta de Lisboa fazer mais um Requiem de Mozart. Comigo fazendo os solos estiveram a Elsa Cortez, Lucinda Gerhardt e João Cipriano Martins, todos sob a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo.
Numa obra que nunca se esgota há sempre experiências novas, como foi cantar o Requiem num concerto ao ar livre, no belo cenário junto ao fluviário de Mora! Foi único para todos os presentes, e mal posso esperar por outra oportunidade de revisitar esta obra maravilhosa!


CisterMúsica

No Domingo dia 7 não me afastei muito da mesma zona e estive uma vez mais no festival CisterMúsica, desta feita com o GVO. Foi o nosso regresso ao Festival de Alcobaça mais de uma década passada, uma vez mais com um Requiem a seis vozes. Desta feita o de Duarte Lobo (e não o de Victoria, como em 2002). O
 concerto foi no lindíssimo Mosteiro de Coz (no qual já tínhamos cantado há uns 15 anos), do qual partilho estas imagens, captadas durante o ensaio.



Pôs-concerto nas Caldas


sábado, julho 06, 2013

Concerto no CCC

Hoje vou enfrentar o calor a caminho das Caldas da Rainha onde me apresentarei num concerto no Centro Cultural e de Congressos.
Neste concerto, apresentado pelo Grupo Vocal Olisipo, cantarei Lieder, Árias e Duetos em conjunto com as amigas "Olisiponenses" Elsa Cortez e Luiza da Gama Santos. Interpretaremos obras de Mendelssohn, Schumann, Mozart, Cole Porter e Gershwin.
As receitas de bilheteira revertem a favor do Banco Alimentar Oeste e os bilhetes podem ser adquiridos online no site do CCC (www.ccc.com.pt). Mesmo para quem não pode estar presente a compra do bilhete será um gesto solidário útil. Toca a contribuir!!!!
Para os que puderem ir, até logo...


segunda-feira, julho 01, 2013

Ernie and Bert

Digam lá que esta capa, que marca o fim da proposition 8 e o regresso da possibilidade de casamentos equalitários nos Estados Unidos não é amorosa...

sexta-feira, junho 21, 2013

Rossini em Torres Novas

No próximo Domingo estarei em Torres Novas para uma nova colaboração com o Coral Sinfónico de Portugal. 
Desta vez terei a possibilidade de revistar uma obra conhecida e também de cantá-la pela primeira vez. Passo a explicar, será interpretada a Petite Messe Solennelle de Rossini que, apesar de já ter cantado algumas vezes, nunca o fiz na versão orquestrada!
Comigo estarão em palco os bons amigos Angélica Neto, Susana Teixeira e João Rodrigues para além do Coro e Orquestra e da maestrina Saraswati. 
Para quem possa estar em Torres, o concerto será no Teatro Virgínia no Domingo às 17.30. Até lá! 

Aqueduto das vozes livres

Ontem, quinta-feira dia 20, estive de volta ao reservatório da patriarcal com o GVO para mais um concerto integrado na programação das Festas de Lisboa. Mais uma vez tivemos lotação esgotada para este momento de polifonia no ambiente mágico dos túneis do aqueduto. 
Para quem não pôde ainda estar presente há ainda uma oportunidade, na próxima Quinta, dia 27. A entrada é sujeita a  um limite de 60 vagas que devem ser marcadas previamente junto da EPAL. Apesar de aparentemente já estarem esgotadas há sempre a possibilidade de uma desistência de última hora. Ou de uma cunha dos artistas... 

CisterMúsica 2013

No passado Domingo tive a oportunidade de voltar a Alcobaça para participar no concerto de abertura do festival CisterMúsica 2013. O concerto foi na nave central do Mosteiro de Alcobaça o que, como sempre, tornou a ocasião memorável. 
A obra apresentada foi a Missa em Fá de Francisco António de Almeida, interpretada pela Capella Joanina e Flores de Música, grupos com quem tinha feito a obra em concerto no passado mês de Outubro e com quem gravei na semana passada. 
Para quem não pôde estar presente deixo estas fotos captadas por mim no Domingo. 
Quanto ao CisterMúsica, estarei de volta daqui a duas semanas, desta feita com o GVO.  


segunda-feira, junho 10, 2013

Carta aberta aos colegas do Instituto Gregoriano

Caros colegas,

Não queria incomodar ninguém no feriado e, sobretudo, não quero que esta mensagem choque a sensibilidade pessoal ou política de nenhum de vós. 
No entanto, sabendo que muitos de nós estão por vezes alheados da realidade quotidiana permito-me avançar com esta mensagem para que todos possam reflectir sobre a sua posição e atitude sobre a situação que vivemos. 
Em resposta às medidas anunciadas pelo governo (redução de vencimentos e escalões, aumento da idade da reforma, aumento do horário semanal para 40 horas com o consequente aumento do horário lectivo e despedimentos e alargamento do regime de mobilidade especial aos professores) os sindicatos decretaram uma greve às avaliações desde a passada Sexta-feira, dia 7 até dia 17. Esta greve teve uma adesão de quase 100% na passada Sexta, já que practicamente nenhuma reunião se pôde realizar pela ausência de pelo menos um professor, o que é suficiente para a inviabilizar. 
Responsáveis pelo governo têm pedido aos professores para exercerem o direito à greve apenas quando não causar transtorno a ninguém, por exemplo em Agosto ou nos fins-de-semana. Prosseguiram para a ameaça, dizendo que se os professores exercerem o seu direito à greve haverá consequências. Daqui concluo que esta forma de protesto causa efectivamente transtorno e que pode ser a última das armas negociais num longo processo que tem sucessivamente retirado todos os nossos direitos e ameaça continuar inexoravelmente. 
A greve é um direito e não uma obrigação. O exercício deste direito não está associado a cores políticas. Por outro lado, o seu não exercício deve ser uma escolha consciente e não uma cega anuência ao que consideramos ser o nosso dever profissional e ao nosso horário de trabalho. Respeito a opinião de quem não faz greve porque é contra a luta por estes meios. Respeito quem não faz greve porque está de acordo com as políticas do governo e a opinião do PR e considera que estamos no bom caminho e não há alternativas. Não respeito quem não se manifesta porque "eles fazem sempre o que querem", porque "mais vale estarmos sossegados" porque "isto ainda se vira contra nós". Como prova do meu respeito estarei amanhã no IGL para que possamos decidir em conjunto se as reuniões se realizam ou não. Estou até disposto a ser aquele que faz greve para que os outros não tenham que ser penalizados no salário (embora tenha esperança de não ser o único). Estou também disposto a abdicar do meu direito se verificar que todos os colegas acham que as reuniões se devem realizar por estarem de acordo com a política do governo. Não abdicarei dele se a vossa posição não for tomada por convicção mas por medo ou apatia. Lembro que estou presente em cerca de 50% dos conselhos de turma, pelo que a minha ausência inviabiliza a sua realização e não permitirei que as notas sejam enviadas para as escolas ou para o ME, nem que para isso tenha que denunciar a situação às referidas entidades. 
Aproveito ainda para avisar ou recordar que na Quarta dia 12 às 10.00 haverá uma concentração de professores, pais e alunos do ensino artístico em frente ao ME na 5 de Outubro protestando contra as mais recentes medidas (nomeadamente as integrações nos quadros). 
Agradeço a vossa paciência e, respeitando as ideias de cada um, permito-me lembrar que, como diz a sabedoria popular, quem cala consente. Quem não protesta está, implicitamente, de acordo...

Obrigado e até amanhã,

Armando


quinta-feira, junho 06, 2013

Requiem de Fauré

Chegado que está o mês de Junho é altura de mais um concerto final dos coros do Instituto Gregoriano. Teremos este ano um concerto dedicado à música francesa, em particular à de Gabriel Fauré, indo ser interpretadas a Messe Basse, o Cantique de Jean Racine e, como ponto alto, o Requiem Op. 48.
Para além de dirigir no concerto serei solista no Requiem (que será dirigido, tal como a Messe Basse pela Filipa Palhares), na companhia da Elsa Cortez como Soprano. Será a nossa "festa" de final de ano, com a participação de vários dos alunos professores do Instituto como solistas (o violinista Tiago Neto e os organistas Sérgio Silva e António Esteireiro) e com a presença de todos os alunos dos cursos básicos e secundários, que serão mais de 300!
Além das obras de Fauré ouvir-se-á o sublime Salve Regina de Poulenc e o incontornável Canto Gregoriano.
Para todos os interessados o concerto é no próximo Sábado, dia 8, às 21.30 na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos. Espero que consigamos encher a casa!!! Até lá!

Viagem ao centro da terra!

Durante o mês de Junho, às Quintas-feiras, o Grupo Vocal Olisipo vai apresentar-se em vários concertos "subterrâneos". Trata-se de uma iniciativa integrada no programa das Festas de Lisboa e que juntará a polifonia portuguesa ao cenário fascinante dos túneis do aqueduto das águas livres. 
Os concertos têm o título de "Aqueduto em Festa" e far-se-ão às Quintas (excepção feita ao dia de Sto. António) às 18.30. A entrada é feita pelo Príncipe Real, no reservatório da Patriarcal. A entrada é livre, mas feita apenas mediante marcação junto da EPAL, já que, tendo em conta a exiguidade do espaço, há um número limitado de entradas. 
O primeiro concerto é já amanhã e está esgotado, mas há que tentar marcações para dias 20 e 27! Até lá!

domingo, maio 19, 2013

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Após um ensaio com o GVO para um projecto futuro saí do subsolo directamente no belíssimo jardim de São Pedro de Alcântara onde captei estas imagens. Que outra cidade além de Lisboa consegue ser tão encantadora faca chuva ou sol?...

sábado, maio 18, 2013

Missa de Pentecostes

Amanhã, Domingo de Pentecostes, terei um dia dedicado ao Gregoriano! Com os alunos do Instituto Gregoriano e da Escola Superior de Música estarei no mosteiro dos Jerónimos para, em conjunto com a Filipa Palhares, dirigir a missa do meio dia.
Para quem não possa estar presente, estarei às 19.00 na Igreja de Belas para, desta feita apenas com o Coro Gregoriano do IGL, dirigir a missa do dia que será celebrada em latim pelo padre Ricardo Cristóvão. Em ambas as missas, para além do Canto Gregoriano, poder-se-á ouvir o organista António Esteireiro improvisando magistralmente sobre os temas das peças cantadas. Não há desculpas para não ouvir gregoriano neste Domingo de Pentecostes!


 

terça-feira, maio 07, 2013

Concerto em São Nicolau

No próximo Domingo, dia 12 de Maio, pelas 17.00 na Igreja de São Nicolau realizar-se-á um concerto com alunos e professores do Instituto Gregoriano de Lisboa.
O concerto contará com a participação do Coro Gregoriano e Coro de Câmara do IGL, sob a minha direcção, e também do professor António Esteireiro e serão interpretadas obras de Duarte Lobo, Rossi, Sweelinck, Pasquini, para além de excertos da liturgia de Pentecostes em Canto Gregoriano.
A organização do concerto é da responsabilidade das paróquias de São Nicolau e da Madalena, como parte de uma acção de divulgação e dinamização cultural da Baixa Lisboeta.

sábado, março 30, 2013

Barroco em Sesimbra

A Páscoa é sempre um período de grande actividade musical e, muito embora tenha tido uma Quaresma relativamente serena, celebrarei o início do tempo Pascal com um concerto de música barroca.
No Domingo às 16.00 estarei na Igreja da Misericórdia em Sesimbra com o flautista António Carrilho, violoncelista Edoardo Sbaffi escravista João Paulo Janeiro para um concerto de música sacra no qual cantarei Canto Gregoriano e árias de Rodrigues Esteves, Carlos Seixas e Rodrigues Esteves, sendo também interpretadas Sonatas de Rodil, Scarlatti e Seixas.
Apesar da chuva prevista vale sempre a pena ir visitar Sesimbra, sobretudo para ouvir boa música. Até lá!

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Olisipo em Coimbra

No próximo Sábado, dia 2 de Março, estarei com o GVO em Coimbra, onde faremos o concerto inaugural do 1º Ciclo de Requiem da cidade, no qual cantaremos o Requiem a seis vozes de Frei Manuel Cardoso.
Sendo esta uma das obras mais extraordinárias da polifonia seiscentista e uma das minhas preferidas pessoalmente, será para mim um privilégio voltar à Sé Velha para cantar este programa.
No dia 2 fará precisamente 5 anos que cantámos esta missa pela última vez, na comemoração dos 700 anos da Sé de Évora. Desta feita o grupo apresentar-se-á com os Sopranos Elsa Cortez e Joana Seara, os Mezzos Luísa Tavares e Catarina Saraiva e o Tenor Carlos Monteiro, para além de mim próprio!
Espero ver na Sé muitos amigos no Sábado! Até lá!

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Prémios SPA 2013

Pronto, até parece mal comentar isto, parece que me incomodo por este ano não estar em nenhum projecto nomeado, mas vi agora os nomeados para os prémios da SPA e deparei-me com isto:

MÚSICA

Melhor Trabalho de Música Erudita
“Concerto para Clarinete” de Mário Laginha, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012
Sérgio Carolino pelas obras editadas em 2012 e acção divulgadora da música portuguesa
Joly Braga Santos – Integral das Sintonias de Álvaro Cassuto

Ainda que mal pergunte, que diabo é um concerto para clarinete de Mário Laginha, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012. Não conheço esse compositor. Ou será que, para além de considerar que a CM de Guimarães teve a melhor programação cultural do ano (não vale a pena comentar, pois não?), estão a dar crédito à Capital da Coltura pela criação de uma obra? Será que quem encomenda agora tem equivalência a criador?!?!? Será que quando ligo para a Telepizza passo a poder intitular-me como cozinheiro?
E por último, passa pela cabeça de alguém que a Sociedade Portuguesa de AUTORES (que devia proteger os direitos intelectuais dos mesmos) divulgue o "trabalho de música erudita" Joly Braga Santos – Integral das Sintonias de Álvaro Cassuto. Não deixa de ser uma coisa que eu gostaria de ouvir, mas... tenham paciência. Alguém revê os textos que vão para a comunicação social ou isto da música erudita é só um pretexto para a Furtado mudar de vestido?

terça-feira, fevereiro 19, 2013

A Criação



A Criação

Todos a Almada!

Die Schöpfung em Almada

No próximo Domingo, dia 24 colaborarei mais uma vez com o Coral Sinfónico de Portugal e a maestrina Saraswati. É sempre um prazer colaborar com um projecto tão meritório e importante como o CSP, mas desta feita um pouco mais, pela possibilidade de voltar a cantar uma das mais extraordinárias obras do Séc. XVIII, Die Schöpfung (A Criação), de Joseph Haydn. Só a genial abertura que descreve a criação do Universo é o suficiente para tornar qualquer um num aficionado de Haydn.
Comigo estarão dois bons amigos, o Soprano Angélica Neto e o Tenor Victor Paiva. O concerto é no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada às 17.00 de Domingo. Todos a Almada. Até lá!

sábado, fevereiro 02, 2013

Coro Gregoriano na Sé de Lisboa

Mais um ano passou e o CGL estará hoje de volta à Sé de Lisboa para o tradicional concerto do dia 2 de Fevereiro com a Liturgia da Apresentação do Senhor. Parte desta liturgia é a não menos tradicional procissão de velas que o CGL inclui neste concerto. Para mim pessoalmente será um concerto marcante, sendo o segundo que vou dirigir mas marcando os meus 20 anos com o CGL!
Espero, como sempre, que se viva um ambiente muito especial na Sé e que veja por lá muitos amigos. Até lá!

terça-feira, janeiro 29, 2013

Cantata de Natal de Honegger

Um dos projectos que mais me absorveu no final de 2012 foi a Cantata de Natal de Honegger, com o Coro e Orquestra da ESML e sob a direcção de Paulo Lourenço que foi interpretada em dois concertos em Lisboa e um em Évora. Para quem não pôde estar presente ou, tendo estado, quer recordar, aqui fica a gravação do primeiro concerto. Enjoy!

sábado, janeiro 26, 2013

Mais Olisipo

Partilho convosco uma foto tirada no nosso ultimo ensaio. Com má iluminação e recurso ao Instagram fica com este ar retro e difuso, mas ainda assim consegue-se reconhecer a Elsa Cortez, Luísa Tavares e o Carlos Monteiro, para além de mim. Falta a Fátima Nunes que não esteve neste ensaio...

Entrevista Na Outra Margem

Ainda a propósito do concerto no CCB e dos 25 anos do Olisipo fui na semana passada, em conjunto com a Elsa Cortez, entrevistado pela Manuela Paraiso para o seu belogue Na Outra Margem (naoutramargem.wordpress.com). Para quem quiser ouvir o podcast com a entrevista, aqui ficam os linques! Quem não quiser, pode pelo menos ver a foto tirada no final da entrevista no Instituto Francês.

http://naoutramargem2013-1.podomatic.com/entry/2013-01-25T11_21_42-08_00. http://naoutramargem2013-1.podomatic.com/entry/2013-01-25T11_26_43-08_00

Olisipo no CCB

E o meu regresso aos palcos é já amanhã, com o Grupo Vocal Olisipo no Pequeno Auditório do CCB. No concerto faremos madrigais, vilancicos e romances do séc. XVII de autores ingleses, ibéricos e italianos. O ponto alto e obra final do concerto será o Lamento d'Arianna de Claudio Monteverdi, obra prima do primeiro barroco, que o GVO cantou muitas vezes no passado e ao qual agora regressamos alguns anos passados.
O CCB é uma instituição que sempre nos acolheu bem e na qual nós apresentámos pela primeira vez em 1997 (!), no Festival dos 100 dias, que precedeu a Expo '98 num concerto com a Capella Real e a Mark Morris Dance Group cantando precisamente madrigais de Monteverdi. Nestes 15 anos colaborámos no CCB com a Orchestrutópica, com a Orquestra do Algarve, com os Músicos do Tejo, com o Teatro Praga, com a Antena 2, cantámos Purcell, Romantismo Alemão, Carrapatoso, Monteverdi, Poulenc, Byrd, Francisco Martins, estivemos nos Dias da Música, no Das 7 às 9, em todos os Auditórios e salas mas nunca tínhamos sido cabeças de cartaz num concerto!
Por isso mesmo e por ser um programa magnífico convoco todos os amigos do Olisipo e pessoais a estarem amanhã no CCB às 17.00 e ajudarem-nos a lançar em grande o ano do nosso 25º aniversário!
Até lá!

Regresso aos palcos. E aos belogues!

Depois de uma ausência neste inicio de 2013 durante a qual tentei juntar as horas livres para fazer uma colagem e ter uma espécie de férias de Natal repartidas e extemporâneas, aqui estou de volta ao belogue.
Entretanto e sem aviso o meu ano musical já tinha começado, com uma missa gregoriana de Epifania nós Jerónimos na qual, em conjunto com a Filipa Palhares dirigi os alunos do IGL. Imagens da missa não captei, mas ficam estas que tirei à noite e que relembram a beleza do mosteiro e da zona circundante.
Feliz 2013!