quinta-feira, julho 20, 2006

Prazeres de Verão

Chegou o Verão (em grande!). Os jornais anunciavam hoje, aliás que vivemos nos últimos dias a maior vaga de calor desde 1941. Chegou também aquela altura do ano na qual temos um pouco menos de obrigações a cumprir e um pouco mais de tempo livre.
Aproveitando o tempo quente vou fazer aos meus fieis (e também aos infiéis...) leitores algumas sugestões para leituras de Verão. Bem sei que a BD não é o meio favorito ou mais bem conhecido da maioria, mas a minha veia pedagógica leva-me a fazer algumas sugestões neste domínio. Quem não quiser fará o favor de evitar os postes com este tema, mas aviso que vêm por aí uns quantos, por isso há que ter paciência!
A minha primeira sugestão é absolutamente um tiro no escuro, já que vou sugerir uma série que só se inicia no próximo mês. Justice League of America é uma das referências para todos quantos seguiram a BD da DC Comics desde 1962. Para quem não sabe, a Liga é uma equipa que reune os principais super-herois desta editora. Tendo passado por várias fases de existência, a versão mais recente foi lançada há 10 anos pelos criadores Grant Morrisson e Howard Porter e consistia num grupo equiparado aos deuses do Olimpo, enfrentando ameaças titânicas contra a humanidade e zelando pelo bem estar do mundo a partir do seu quartel-general, a watchtower, situada muito apropriadamente na superfície da lua. O núcleo central da equipa era, pela primeira vez desde o início dos anos 80, formado pelos chamados Big 7, as figuras mais imediatamente reconhecíveis pelo grande público e em publicação há quase 50 anos: Superman, Batman, Wonder Woman, Flash, Green Lantern, Aquaman e Martian Manhunter, precisamente o grupo original de 1962.
Devido a mudanças de rumo editorial profundas dadas nos últimos dois anos, a revista foi cancelada. Estas mudanças foram causadas em grande parte por uma série sobre a qual falarei noutro poste: Identity Crisis, mas deixemos isto para o futuro. Seja qual fôr o motivo, o facto é que a revista vai ser uma vez mais relançada com um novo número 1. A constituição da nova equipa está guardada a sete chaves, por isso para os curiosos resta dirigirem-se à BDMania e comprar o primeiro número, da autoria de Brad Meltzer e Ed Benes. Por último, para quem anda desligado dos comics e se quer actualizar, o artigo Justice League da Wikipedia é completíssimo e esclarecerá todas as dúvidas.
Boas leituras!

Sem comentários: