quarta-feira, setembro 24, 2008

Magnificat em Talha Dourada

O ano de 2008 tem sido, para mim, marcado pela música de Eurico Carrapatoso, com a reposição de A Floresta no Coliseu do Porto, em Fevereiro, a nova produção da mesma ópera, na qual abordei um novo papel, e que passou por Leiria, Aveiro e Bragança e sobretudo com a grande oportunidade de estrear o belíssimo Stabat Mater, escrito para mim, no CCB.
No final desta semana vou poder, com o Grupo Vocal Olisipo, revisitar outra obra que ajudámos a criar há precisamente 10 anos. O Magnificat em Talha Dourada foi uma encomenda da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para comemorar o seu 500º aniversário, em 1998. Foi uma obra muito trabalhosa para mim, já que tinha que cantar e dirigir, mas que sempre deu um enorme prazer a todos os envolvidos e que criou relações duradouras no grupo que a estreou. Foi a primeira vez que trabalhei com alguns dos instrumentistas do grupo que, num daqueles acasos felizes que o destino por vezes nos proporciona, eram todos de um nível extraordinário. Apesar dos custos que acarreta interpretar esta obra devido ao tamanho do grupo (17 músicos solistas, entre cantores e instrumentistas), interpretámo-la várias vezes em concerto, tendo mesmo um destes concertos sido gravado e editado em disco pela Diálogos. Mesmo assim, e se não me falha a memória, desde 2000 que não a repetimos.
Não há fome que não dê em fartura, e até ao Natal o Magnificat será interpretado em concerto três vezes. A primeira é já neste Sábado, dia 27, ás 21.30 no Centro Cultural de Cascais, num concerto inserido no Simpósio Internacional A Italianização da Vida Musical Barroca na Península Ibérica: Modelos e Processos. Ao Grupo Vocal Olisipo (com oito cantores) juntam-se neste concerto as cordas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, os flautistas António Carrilho e Sofia Norton, a cravista Jenny Silvestre e o soprano Angélica Neto. É sempre bom fazer boa música com bons amigos, e esta vez não será a excepção.
Espero ver muitos de vós em Cascais, no Sábado. Para os que não possam, os concertos em Lisboa e Évora estão para breve e serão aqui anunciados, como sempre.

Sem comentários: