A Austrália juntou-se ao grupo de países onde as uniões entre casais do mesmo sexo são reconhecidas por lei. Seguindo o exemplo do Reino Unido, não se tratam de casamentos mas sim de uniões civis, possíveis no Australian Capital Territory (ACT). Apesar das declarações anteriores do Primeiro Ministro John Howard de que iria vetar a lei, esta foi aprovada por unanimidade pela assembleia, o que impede o veto. Um porta-voz do governo declarou estar feliz com as alterações à lei.
Ainda assim, Howard declarou recentemente que a sua posição em relação à homossexualidade se encontrava a meio caminho entre a aceitação total e a rejeição e que não considerava a possibilidade de apoiar os casamentos entre homossexuais, já que isso de certa forma negaria am posição especial que a instituição do casamento ocupa na Austrália. Yeah, right!
Esta situação vem confirmar as recentes afirmações do conhecido actor gay, Sir Ian McKellen (Lord of the Rings, X-Men) dizendo que as uniões civis são ainda uma forma de discriminação, já que são interditas a casais heterossexuais da mesma forma que os casamentos o são aos homossexuais e que se o governo quisesse verdadeira igualdade deveria permiti-la. Pois, parece-me bastante lógico...
Sem comentários:
Enviar um comentário